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Nina Horta

Perfil Nina Horta é empresária, escritora e colunista de gastronomia da Folha

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Chi...deu errado!

Por Nina Horta
21/09/13 16:06

foto Jhay Meneses

Não sei em que alturas dessa nossa vida brasileira o ótimo passou a ser desdenhado e o mediano ou muitas vezes péssimo a ser tido como o normal.

“Olhem a cara dessa maçã do amor! Tem uma piscina de caramelo por baixo, escorrida!” a resposta. “É, mas caramelo escorre mesmo!” Lembro-me das balas de ovos carameladas da minha vizinha Dona Seraphita. Se uma delas escorria, era lixo imediato. Compre uma bala de ovo em São Paulo, nos dias de hoje. Parece um pato de pés de caramelo. Ou um daqueles globos geográficos com pés. E aceitamos e pagamos pelos caramelos escorridos. E lemos nos guias de jornais e revistas que é a melhor maçã do mundo, a maçã primeira, o protótipo! Como, por que lemos isso? Imagino que o repórter não é venal, não foi em troca de duas maçãs que ele escreveu aquilo, é por causa da ignorância dele também, da falta de perfeccionismo dele, de não comparar uma maçã com a outra, de não enfiar o dente, como Eva e quebrar todos os da frente.  E assim, com o acúmulo de imperfeições vai chegando o dia quando não saberemos o que é bom ou ruim. Já aconteceu com os docinhos de casamento que não há quem se lebre que eram finamente glaçados, quase não se sentia o açúcar da capa, hoje substituída por uma carapaça branca que tira todo o gosto do recheio. E as pessoas adoram!!!!!

Como resolver uma coisa dessas? A menor crítica feita a alguma coisa ruim traz sobre nós a pecha de perfeccionista, de corta-prazeres.

Ah, meninos, não é assim. A vida só vale se fizermos o melhor possível. Não se fizermos o melhor, é só tentarmos fazer o melhor possível.

Não há possibilidade de crescimento se não se tem horizontes e objetivos a alcançar. “O ruim mesmo está bom” não é lema, é burrice. É fruto da má educação, do livro rabiscado, do caderno rasgado, da pouca vontade de aprender. Qual o problema da curiosidade? De se dizer “eu não sei”?

Não acredito que vocês cozinheiros queiram fazer parte dessa turma de resignados com o pior. Não é assim. Quando o cliente chega para nós e diz que estava tudo uma delícia, devemos sorrir e agradecer e lá no fundo murmurar:” Chi, coitado, nem percebeu que o presunto estava um pouquinho grosso, poderia ter morrido engasgado se aquela tira descesse inteira pela garganta dele. Da outra vez, já sei, não tem perigo, vou mudar.”

E a conversa amigável sobre como se fazer cada vez para que o produto saia perfeito. “Por que aconteceu isso? Você não achou um pouco mole? Será que uma colher a mais de gelatina pode consertar? Ou não? Vamos experimentar?” Um desafio para vocês. Tudo que aparece de novo leva uns dez anos para pegar. Quando já está velho, não mais usável pelos criativos, por aqueles que inventaram a modinha, a manada começa a fazer numa alegria de descobrimento. E quem é que passa por cabeça dura? O que inventou aquele modo de servir, aquela renda de nozes, e não quer mais usá-la porque já foi, já era!

É impressionante como nos engessamos nas idéias. Peguem um simpático e antigo maître de festas e peçam as ele para mudar a posição dos bufês, juntá-los todos no meio do salão, por exemplo. Ele pode ter um enfarte, não estou brincando!

Conheço de muito perto chefs talentosíssimos que por problemas psicológicos de não aceitarem críticas construtivas nunca sairão de seu rame-rame cotidiano, nunca terão o prazer de crescer. Conheço chefs médios que inevitavelmente vão subir na profissão e na sua própria alegria ao rirem se seus erros e tentar consertá-los sem problemas nem ego trips.

Detesto gente que não percebe suas limitações, não quer reconhecê-las. Quem é perfeito? Em que profissão não há passos para trás, buscas e procuras, choros e alegrias? Cozinheiros, não podemos deixar que nos tatuem, nos considerem para sempre como convencidos, teimosos e burros. Somos muitas vezes convencidos, muitas vezes teimosos e infinitas vezes burros, mas é isso que precisamos combater, é preciso querer evitar ser médio, rachar o crânio, abrir a cabeça e deixar que entre tudo que há de  novo, não se impermeabilizar para o novo nem para o velho, abrir-nos para o mundo, tudo que é interessante, o que aparecer por aí,. Ah, esqueci de dizer que na rachadura do crânio deve ser colocado um chinois, uma peneirinha para que não deixemos passar também de tudo, entendam, podemos ser burros, mas nem tanto. Na verdade, a palavra de fundo, que custa a ser assimilada por nós e que leva aos céus em todos os sentidos é a humildade.  

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Comentários

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    Como é bom ‘degustar’ palavras no ponto!
    Nina tem a fluência de quem vive os tropeços da gastronomia como um aprendizado sem fim, pois sempre há mais e mais a conhecer! E quando temos uma ideia de que nossas limitações existem e passamos a enfrentá-las com leveza, podemos ampliar nossos horizontes! Sou grata por lembrarmos disso!

  21. Elizabeth comentou em 23/09/13 at 17:06

    Primeira vez que leio um texto tão certeiro sobre o comportamento crítico dos profissionais da gastronomia e hospitalidade! Como alguns já escreveram é algo que estava entalado na garganta de muita gente.
    O ego exacerbado de muitos profissionais em evidência bloqueia o bom senso e as opiniões que temos nós, componentes da equipe (sou nutricionista e trabalho na área de Qualidade de Alimentos em Gastronomia) a contribuir para o resultado perfeito, para o despertar dos sentidos, e isso diz respeito à apresentação, textura, aroma, sabor…. É necessário ter a humildade nas bases para (re)conhecer e colocar em prática as técnicas dietéticas primárias, como por exemplo selar uma carne, preservar a textura e os pigmentos de um vegetal, cozer corretamente os grãos sem rompê-los, trabalhar as temperaturas dos cremes, molhos e caldas… e muito mais! Sem falar em prevenção de contaminações e preservação do valor nutritivo. Somente partir daí entra a criatividade e o talento de cada um.
    É muito complexo e nenhum profissional é completo, do ponto de vista técnico e prático, que não deva ceder aos seus próprios encantos reconhecendo que não só é possível e simples, mas também é seu dever fazer o melhor.

  22. Luciana Barbo comentou em 23/09/13 at 11:35

    Me deliciei com esse texto. Concordo, muito, com você!

  23. Karina Victor comentou em 23/09/13 at 11:01

    Demais você Nina Horta! Humildade é primordial em todas as áreas!

  24. dede toffoli comentou em 22/09/13 at 21:11

    eita, nina! de novo acertou o ponto divinamente!

  25. cris couto comentou em 22/09/13 at 19:17

    nina, o que falta nesse mundo é capricho! obrigada por dizer o que está entalado na garganta de muita gente! um beijo

  26. jb comentou em 22/09/13 at 11:50

    diva!

  27. Cabeluda comentou em 22/09/13 at 11:31

    Gostei do chinois na cuca. Vou procisdenciar um agora mesmo.
    E do maître que quase enfarta se a gente muda a mesa de lugar (ups, desses já vi aos montes).
    E não seio que é rame-rame.
    Beijos,
    Cabeluda

  28. isa fonseca comentou em 22/09/13 at 10:28

    Gostei de tudo, principalmente da frase sobre o perfeccionismo; gosto de ser uma pessoa crítica… Abraço, parabéns pelo texto!:.)

  29. mariza comentou em 21/09/13 at 21:01

    Perfeito Nina… Vc tem um ego normal para esse meio!
    É curiosa, juvenil, quer mais e não mais do mesmo… Suas crônicas são saborosas!!!

  30. maria conceiçaõ comentou em 21/09/13 at 20:13

    Um tempo atrás a veja publicou uma reportagem sobre uns deliciosos quindins que vendiam no emporio tal.Sai para comprar imediatamente. Eram duros, acho que levavam trigo, pesados mesmo.Cheguei a esta conclusão:a jovem não conhece quindim não sabe o que e´bom.Para ela estavam divinos!O mesmo posso dizer das fotos que aparecem aqui e que são super elogiadas.Na maioria das vezes são
    horrendas.

    • Patricia comentou em 22/09/13 at 19:03

      Maria, a jovem poderia até conhecer um pouco. O problema maior é que comida virou moda. Tem que estar na mídia a todo momento. Parece-me, então, que bom ou ruim, novo ou velho, qualquer prato faz hoje a pauta. E o povo, tão ávido por sair na frente, de ser “in” acaba aceitando

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