O fim do fim das sobras
26/12/14 03:00Ninguém vai aparecer diante de nós botando banca de sustentável que aproveita todos os restos e não deixa sobrar nem um pires de comida natalina. Inventam que congelaram tortas, farofa, comeram as batatinhas, e ninguém imagina a delícia que fica a farinha de rosca feita com panetone!
Restos dos restos de ontem. De certo modo, perderam a dignidade. Sente-se que são o refugo, que ainda servem para sopas, caldos, sanduíches desfiados, mas há que ter apetite para aproveitá-los já que não enchem mais a boca de água.
Fiquei à cata de uma sobra que não nos deixasse enfarados no dia 26 de dezembro. Eu não queria fazer suco verde com rúcula nem uma bebida gelada com beterraba.
Pois dei de cara com uma foto linda na “Modern Farmer”, revista nova que pode ser assinada digitalmente. Fizeram muita propaganda dela, não sei o porquê. A nossa “Globo Rural” é muito, muito melhor.
E sabe do que era a foto? Do fim do fim das sobras. Um lindo osso da sorte. O “jogo”. Achei que para ganharmos dos amigos econômicos seria preciso pesquisar a geladeira e achar esta preciosidade boa de brincar nesta época prenhe de desejos.
É um osso famoso com vários nomes, e separa os pássaros ao meio, dá força para alçarem aquele voo baixo e desengonçado. Parece que os dinossauros já tinham um desses. Agora, quem apreciava mesmo a aposta eram os profetas. Davam uma mão na descoberta do futuro, coisa complicada de se antever.
Os etruscos achavam (não sei como sabem o que os etruscos achavam) que as aves eram boas para se descobrir os fatos que viriam pela frente nos atrapalhando na sua imprevisibilidade.
Toda vez que matavam uma galinha punham o jogo para secar. E as pessoas que passavam acariciavam o osso para roubar um pouco da sorte que estaria enganchada ali.
Muito pragmáticos, os americanos deram uma lista de conselhos para se ganhar a aposta. Se o osso tem poderes, nós sabemos que toda ação tem uma reação oposta. O osso vai quebrar ao meio quando o puxão de ambos os contendores for mais forte do que a capacidade do osso de se manter inteiro. Alguns dizem que, se você ficar firme e deixar o outro fazer toda a força, o pedaço maior será seu. Outros acham que não há fórmula para ganhar, que é preciso muque, jeitinho e sorte.
A “Modern Farmer” dá umas dicas para não perdermos a aposta. É o seu futuro que está em jogo! Preste atenção, por favor!
Mantenha as mãos secas e pode até passar talco. Use o polegar e o indicador e a sua mão mais segura. Deixe a outra sobre o tampo da mesa, tampo de material que não escorregue. Não se preocupe se não ceder ao primeiro puxão, às vezes há que se demorar nessa peleja.
Não é de mau tom ir antes à cozinha e furtivamente espiar o osso para perceber suas características mais acentuadas. Pronto, use a aposta com fé para que seu pedido se realize como o dos etruscos.
E um glorioso 2015 para todos.
Veja bem, os etruscos são tirrenos do mar da tirrênia e portanto o tr é o mesmo tr de tiro, capital da fenícia : os etruscos são fenícios é um nó na mente paralelo ao nó górdio no carro turco – pronto mais um tr ! ; Tróia ; etc ; ( há provas históricas do fato, concreto da unidade antiga ) ; ossos mortos jogados, olhares diante da morte e do destino predito. a comida de ho-je : salada de fruta : laranja lima, melão, manga e maçã. banana fica preta na salada: há que comê-la passa, desidratada, uma delícia.