Arroz da Meeta.
Receita de arroz é impossível, por causa da qualidade, da quantidade, da panela, do tempo, de tudo. Essa da Meeta é uma que dá certo apesar das dificuldades.
ARROZ INDIANO
6 grãos de pimenta
1 pau de canela
1 folha de louro
4 cravos da india
100 g de manteiga
Derreter a manteiga na panela de pressão, jogar as especiarias, 2 copos de requeijão de arroz lavado e bem escorrido, seco, sal a gosto. Refogar o arroz na manteiga, acrescentar a água fervente até cobrir o arroz na espessura de um dedo, 1 cm mais ou menos. Tampar e quando der pressão contar 5 minutos. Desligar. Não abrir até acabar a pressão. Abrir e está pronto.
Delicioso, um dos melhores que já comi.
ARROZ GRUDENTO
Só comecei a gostar de arroz, de verdade, sentir o gosto, quaundo comi esse.
O arroz a ser comprado é o moti, japonês. Tem um amido, uma cola, que faz com que os grãos grudem uns nos outros e apresentem uma textura leve de goma de mascar.
Como fazer:
Ponha duas xícaras de arroz moti de molho numa tigela de água fria, por três horas pelo menos. Escorra e deixe em peneira para ficar completamente seco, por umas 4 horas.
Forre com fralda ou gaze o fundo de um cuscuzeiro ou a grade de um “steamer” para que o arroz não caia pelos buracos. Coloque aí o arroz, bem tampado, sobre uma panela com água, sobre o fogo médio. O vapor vai cozinhar o arroz sem que a água encoste nele, só com o vapor. Tempo, 35 minutos.
O resultado final é um arroz branco, durinho, grudento, com muito gosto, que pega um pouco no dente. Pode ser comido quente, morno ou frio. Pode-se fazer bolinhas com a mão e mergulhá-las num molho apimentado, ou passar no gergelim torrado, ou, ou, ou…
Combiná-lo com quê?
Com todos os ensopados de curry, tudo que tenha algum molho, de preferência pungente, como gengibre, pimenta etc. Nunca experimentei, mas tenho certeza que é delicioso com feijão.
Não contente em ser salgado, é a sobremesa preferida dos tailandeses. Faça o arroz como ensinado e, na hora de servir, despeje por cima dele um leite de coco puro, concentrado, e sirva com manga bem doce cortada em talhadas.
Os acompanhamentos para o arroz grudento são tantos que é permitido inventar mais algumas. A minha preferida é a manga e, vá lá, o leite de coco.
Para encontrar o “steamer”, que é a panela de bambu para cozinhar no vapor, um bom lugar é o bairro da Liberdade, em São Paulo. Em Londres e Manhattan essas panelas são vendidas a preço de descartáveis, mas não sei por que aqui não são vendidas a preço de banana.
São peneiras altas, de bambu, que se encaixam perfeitamente umas sobre as outras, com uma tampa, também de bambu, que as veda perfeitamente.
É só colocar no vapor, e temos a comida pronta mais depressa que na panela de pressão. E como é fácil. Nas prateleiras de baixo, os legumes, um filé de peixe mais acima e por último uns camarões.
Enquanto isto, prepare um molhinho arretado. Procurando bem, você pode encontrar um molho tailandês, também na Liberdade, já pronto. E temos uma refeição leve, sem gordura, como pede a moda e o figurino da saúde e da beleza.
marilia comentou em 25/07/12 at 20:31
Nina, amei a receita sou estudante de gastronomia e sempre admirei os seus artigos,não esqueça nossas receitas de arroz.
beijos e muito axé
E o arroz cateto? O que pode nos dizer dele, em termos de sabor, “grudância”, parentesco com o moti?
Daniela Franco comentou em 25/07/12 at 9:33
Nina: Adorei sua coluna na Folha de hoje e me identifiquei, pois tbem não gosto de arroz e muita gente acha estranho que como feijão sem arroz! Tbem acho um absurdo comer arroz com bacalhau e batatas ou arroz com gnocchi! O único arroz de que consigo gostar é o gohan e por isso vou experimentar o grudento. Beijos!
isa fonseca comentou em 25/07/12 at 7:38
Olá, Nina, há tempos queria saber do arroz japonês. Minha preferência para deixar tudo molinho é o leite de coco, vou tentar! Um bom dia e grata, gratíssima! Beijim!
|コストコ Ugg ブーツ 2014 http://janellis.co.za/Images/uggboots-Christmaszdvs337.html| have poured into our football program at the University of Tennessee, even on Internet transactions most Coach bags
http://www.columbia4s2015.compre order Columbia 4s
http://www.frenchblue7sforsale.comjordan 7 French Blue
As a Business Success Mentor |御殿場アウトレット ブーツ http://www.maralynpither.co.uk/pngs/uggswen-224.html| because nobody sets out to make a threehour movie.
two deaths,Lima has had a selection, VanWert has had some and so hasDelphos,cheap nfl jerseys,Centimeter Fittro said. “Someare be more intending to look for your Twitter or twitter page using your Flickr personal account, and the Most probably the internet possesses it all, really no matter what you may think turned off, you are those who search more exotic means, kempas or B razil cherry are offered also for but the nation’s high caffeinated beverages content carries soccer cheap jerseys…One
http://www.blackinfrared13s.comorder Black Infrared 13s
http://www.frenchblue7s.comFrench Blue 7s
http://www.jordan13blackinfrared.comjordan 13 Black Infrared
http://www.dirtybred13s2014.comorder dirty bred 13s
http://www.jordan13newbred.comorder new bred 13s
http://www.orderdirtybred13s.comorder dirty bred 13s
http://www.frenchblue7s2015forsale.comjordan 7 French Blue
http://www.legendblue11sorder.combuy Legend Blue 11s
http://www.blackinfrared13s.comjordan 13 Black Infrared
http://www.realfrenchblue7s.combuy French Blue 7s
http://www.orderoreo4s.comorder Oreo 4s
http://www.spacejam11forsale.comspace jam 11 low
http://www.frenchblue7sforsale.comjordan 7 French Blue
http://www.orderspacejam11.comcheap space jam 11
http://www.buyfrenchblue7s.combuy French Blue 7s
http://www.jordan13newbred.combuy new bred 13s
http://www.gammablue11scheap.combuy gamma blue 11s
Sign this petition! For real!
https://petitions.whitehouse.gov/petition/legalize-all-drugs/MdnFy5Hj