Franceses-estrelas?
05/11/14 02:00A maioria das pessoas mais velhas “entendeu” pela primeira vez na vida o que era a boa comida quando foi à França. Julia Child, Elizabeth David, M.K.Fisher, Bourdain, Alice Waters, a brasileirada que tinha um dinheirinho para viajar, todos tiveram o seu primeiro susto lá, seja com uma ostra, um escargot, um ovo pochê, um doce da Fauchon. De repente, a Espanha surgiu e roubou a cena.
Ferran Adrià, Ferran, como foi que você aprontou isso? Que golpe certeiro! Afinal, a França nunca havia perdido o seu lugar de primeirona do mundo das comidas.
Mas de certo modo ela se calou, não houve muita briga. Como se achasse justo que alguém tomasse a sua coroa por um tempo. Blasé. Tudo como dantes no quartel d’Abrantes, e parece que não se importam por terem sido desbancados.
Muitos criticaram os chefs franceses achando que descansam sobre seus louros, sem criatividade. Que a França se acabava com maus governos, com a crise, com a falta de dinheiro e que os cozinheiros estavam indo juntos, acomodados, grande pena. Perderam a criatividade ou nunca tiveram, e blá-blá-blá. Muitos restaurantes antigos de fama inabalável perderam estrelas, mas a reação dos franceses não era a que eu esperava, de competitividade, de querer alcançar os primeiros lugares em listas inglesas. Não. Parecia que não estavam nem aí.
Os jovens começaram a perceber que o mar não estava para peixes. Não queriam fazer estágios de sabedoria ganhando uma miséria. Queriam namorar, casar, ter família e curtir os filhos. Viajar. E cozinhar muito bem sem precisar de arrancar todo o dinheiro do bolso do cliente. Sem toalhas de linho.
A impressão que tenho é a de que esses jovens olharam o passado, miraram as estrelas do Michelin brilhando convidativas com um olhar frio e cruel. Olhar de matadores de aluguel. Valeria a pena gastar a vida subindo uma escada de espinhos atrás das tais estrelas?
Não. Os tempos modernos não permitiam isso. Sabiam que a profissão é feita de perfeccionistas que uma vez na corrida não sabem parar. Então vamos fazer alguma coisa que caiba dentro da felicidade e do divertimento. Dentro da paixão que invade um cozinheiro bom. E que baste para fazer feliz também o cliente esfomeado.
O cozinheiro do Le Comptoir confessa que não é contra a evolução, a arte de viver e de comer, agastronomia. Mas é que alguns chefs querem imitar os espanhóis e ele fica se perguntando por que fazem isso.
“Acham que a cozinha francesa não tem personalidade própria? Por que abandonar tudo que a cozinha francesa nos deu? Quem está interessado numa comida globalizada semelhante no mundo inteiro? E se muita gente começar a imitar os espanhóis, aí sim estamos em risco de perder a nossa tradição. Quero usar minha cozinha para manter a comida francesa viva e ensiná-la aos outros. E não sou só eu, tem muita gente voltando para o básico, para os valores antigos, e sem formalidade excessiva.”
Além de tudo, boa comida e diversão e tradição e inventividade, por incrível que pareça, não são conceitos que se excluem. Estou com eles e não abro, mas com o Ferran, também. Cada um na sua!
there are Beirut,Aqua 11 LowI not know whether to trust persons conditions on your way in which say the posted speed limit are being forced inside the air. what can planes do,Jordan 5 Wolf Grey? come somewhere down plus spend currently the cost during your engine?that was first the last opportunity you washed very own gorgeous jewelry?if billy Dean could be full of life right, He couldn’t consume alcohol light in weight alcoholic beverages, He could fail to placed Calvin Klein a pair of jeans, A
I really wanted to jot down a comment so as to say thanks to you for some of the lovely instructions you are sharing on this website. My rather long internet research has at the end been honored with extremely good facts to talk about with my partners. I ‘d mention that many of us site visitors actually are rather blessed to be in a superb community with so many wonderful individuals with very helpful methods. I feel extremely lucky to have come across the web site and look forward to plenty of more thrilling moments reading here. Thank you once more for a lot of things.
Eu prefiro de mortadela
http://www.dailymotion.com/video/x8z00g_car-chase-1972_shortfilms