Lasagne Pasticciate
29/08/14 00:02Repararam que a lasanha voltou à moda? Está por dentro, outra vez. Vamos aproveitar enquanto é tempo! Só nessa semana 3 programas de TV ensinaram a fazer. A Rita Lobo, o Rodrigo e aquele italiano que faz bolos, esqueci o nome dele.
Receita enorme, autêntica, deliciosa de lasanha ao forno com molho de carne e molhos cremosos.
Não se assustem com o tamanho da receita, é só a explicação que é comprida e ainda bem mal explicada, quando as receitas não eram ainda muito padronizadas. A lasanha leva o tempo que qualquer outra levaria, mas é perfeita, com menos ingredientes e mais leve .
(Volto à resenha do livro no próximo post. A receita é só para refrescar a cuca!)
Modo de montar a lasanha.
Serve de 6 a 8 pessoas.
6 a 8 litros de água
1 colher de sal
250 g de folhas de lasanha, feita em casa ou comprada pronta em boa casa de massas..
Para o bechamel:
3 colheres de manteiga
6 colheres de farinha de trigo
2 xícaras de leite
1 xícara de creme de leite
Pitada de noz moscada ralada.
1 colher de chá de sal
2 ½ xícaras de ragu bolonhês (abaixo)
½ xícara de parmesão italiano ralado.
LASANHA – Preaqueça o forno a 350º Unte generosamente o fundo e os lados de uma forma de 9 por 12 por 3 cm. Numa panela grande leve a ferver água salgada até ferver sobre fogo forte. Junte a lasanha, mexendo devagarzinho por uns minutos com garfo de pau para que os pedaços não grudem. Continue em fogo alto, mexendo de vez em quando para que não grude mesmo, até que a massa esteja macia, mas ainda al dente; o tempo vai variar entre 10 a 25 minutos conforme a espessura da massa. Ponha a panela sob água corrente fria para esfriar a massa. Retire os pedaços e ponha sobre um papel absorvente.
Besciamella – Numa panela grossa derreta a manteiga sobre fogo moderado e junte a farinha. Remova a panela do fogo e junte o leite e o creme ao mesmo tempo , batendo com o batedor de ovos até que a farinha esteja quase dissolvida. Leve ao fogo outra vez batendo sem parar. Quando o molho ferver e ficar como creme grosso, abaixe o fogo mas continue mexendo por uns 3 minutos, Retire do fogo e tempere com sal e noz moscada. Espalhe, no fundo da forma um pouco do ragu de carne na espessura, mais ou menos de 1 cm. Por cima da carne 1 xícara do bechamel. Coloque 1/3 das tiras de lasanha sobre o bechamel, sobrepondo-as um pouquinho. Repita as camadas de ragu, bechamel e lasanha mais duas vezes e por último o ragu com bechamel só para disfarçá-lo. Polvilhe com queijo ralado. Asse por 30 minutos até que o molho esteja fazendo bolhas.
Ragù bolognese.
Para fazer 2 ½ xícaras.
130 g de presunto defumado, cerca de 1 xícara, grosseiramente picado
1 xícara de cebolas grosseiramente picadas
¼ de xícara de cenouras grosseiramente picadas
½ xícara de salsão grosseiramente picado
4 colheres de manteiga
2 colheres de azeite de oliva
750 g de lagarto ou alcatra moída duas vezes
150 g de carne de porco moída duas vezes
½ xícara de vinho branco seco
2 xicaras de caldo de carne
2 colheres de purê de tomate
200 g de fígados de galinha
1 xícara de creme de leite
Pitada de noz moscada
Sal
Pimenta do reino moída na hora.
Misture o presunto picado, a cebola a cenoura e o salsão e pique mais um pouco com uma mezza luna ou faca mesmo. Esta mistura se chama batutto e depois de cozida soffritto. Derreta 2 colheres de manteiga numa panela sobre fogo médio. Quando a espuma baixar, junte o battuto e cozinhe, mexendo de vez em quando por 10 minutos ou até que fique ligeiramente dourado. Com uma espátula de borracha, transfira o soffritto para outra panela grossa. Aqueça 2 colheres de azeite na mesma panela em que fez o soffritto e nela doure a carne e o porco sobre fogo médio, mexendo bastante para não fse formarem grumos.
Junte o vinho, aumente o fogo e continue mexendo até que quase todo o líquido desapareça da panela Junte essa carne ao soffritto na outra panela e junte o caldo de carne e o purê de tomates. Leve a ferver em fogo alto e depois deixe em fogo baixo por 45 minutos, mexendo de vez em quando.
Enquanto isso, naquela primeira panela derreta mais 2 colheres de manteiga e quando a espuma abaixar junte os fígados de galinha. Cozinhe-os de 3 a 4 minutos ou até que estejam firmes e levemente dourados. Pique os fígados em dadinhos, separe-os e junte-os ao molho de carne 10 minutos antes de estar pronto. Alguns minutos antes de servir junte o creme de leite e deixe esquentar.
Experimente o ragu e tempere com noz moscada, sal e pimenta-do-reino. Use o ragu como foi indicado acima.
(O ragu pode ser usado só com macarrão, fica muito bom)
Just Paste It / Beatles!