Um lugar bom para cozinhar
30/04/14 02:00É por fotografias antigas que vejo a cozinha do sítio de Paraty tomando forma.
Tínhamos a casa de farinha, de verdade, com toda a preciosa traquitana escura, envelhecida, o tacho de cobre, e a alvíssima farinha que sai de lá. Uma mesa no meio e um fogão de lenha para esperarmos a construção da casa nova. As inevitáveis colchas de fuxico, santo Antônio na parede, um Debretzinho de uma pedra de Paraty no meio do mar, essas coisas que consolam os olhos, e as roupas todas dependuradas em araras de bambu.
A vida na casinha tipicamente brasileira, com seus lampiões, paredes de adobe e separações de madeira que não iam até o teto, era um outro mundo alegre.
A construção foi toda feita sem luz, mas dava gosto vê-la subindo com dificuldades sem fim. O cheiro profundo de madeira sendo trabalhada, toras enormes, as telhas velhas; todo o material era de restos da cidade de Redenção da Serra, por isso temos uma sala com oito portas na frente, para não desperdiçar nenhuma.
Os doidos são convincentes, e eu sabia que queria na cozinha, bem no meio, um enorme fogão industrial, com chapa e seis bocas. Quem o levaria pela estradinha de terra até o pico do morro? O “seu” Mariano, com uma noz-moscada dependurada no pescoço para evitar pressão alta e um caminhão que chacoalhava e falava sozinho na chuva.
Com minha infalível propensão para o acessório, encantei-me com um galo de louça que dava na nossa cintura e foi a primeira compra. Teve que subir a ladeira do sítio, de jipe, enrolado em edredons e abraçado pelo Bonalume, que bufava, sufocado pela ave imensa. Não, não foi a primeira, antes foi a cadeira de balanço. Quer coisa melhor que debulhar ervilhas balançando de cá pra lá?
Depois foram chegando o móvel de gavetinhas para mantimentos, as panelas de ferro penduradas no teto, a mesa de fazer queijos com suas formas de madeira.
É bom cozinhar lá: o camarão e o peixe são fresquíssimos, a horta tem uma couvinha muito verde, o leite é tirado pela manhã das poucas vacas, e as quatro janelas olham para o jequitibá.
Mas o que me encanta mais na cozinha é a pimenteira que todo ano sobe até a janela como a oferecer suas pimentinhas ardidas. E mais o cheiro da chegada, de manjericão, e as pimentas-do-reino enroscadas em pilastras, cachos ainda verdes, o barulho da cachoeira, o ranger da cadeira de balanço sobre os ladrilhos hidráulicos.
As lulas e sororocas do meio do mar, o feijão tenro, a mandioca, o café sempre servido na mesma bandeja, os ovos vermelhos, a brancura da farinha fina, a coalhada que se parte na tigela, as jacas doces, a mexerica do Rio e, já ia me esquecendo, as bananas —o sítio era um bananal, e os cachos verdes ficam em pé encostados no batente das portas esperando amadurecer.
Sem dúvida, o peixe que se pesca é mais gostoso, idem para a galinha que se cria, para a farinha que se faz e a cozinha onde se cozinha. Hoje, querendo vender o sítio, me arrependo de não ter feito uma casa de cimento com piscina e heliporto, mas os anos de roça que passamos por ali não há dinheiro que pague.
Thank you for all of your efforts on this web site. My niece enjoys managing internet research and it’s simple to grasp why. Most of us learn all about the compelling medium you make important guidance by means of this web blog and in addition attract response from people on the issue so our girl is always learning a lot of things. Take advantage of the rest of the new year. You’re performing a good job.
cheap oakley wiki http://www.kenyareservations.com/Images/Layout/cheap-oakley-wiki-18218311.html
I would like to thnkx for the efforts you’ve put in writing this site. I am hoping the same high-grade site post from you in the upcoming also. Actually your creative writing abilities has encouraged me to get my own blog now. Actually the blogging is spreading its wings quickly. Your write up is a great example of it.
cheap oakley plank http://www.nacanda.co.uk/images/cheap-oakley-plank-12128223.html
Simply want to say your article is as astounding. The clarity in your post is simply great and i can assume you’re an expert on this subject. Fine with your permission allow me to grab your feed to keep up to date with forthcoming post. Thanks a million and please carry on the enjoyable work.
cheap oakley lens chart http://www.laprepinc.com/images/FileManager/cheap-oakley-lens-chart-7854847.html
Excellent post. I was checking continuously this blog and I’m impressed! Very useful information specifically the last part 🙂 I care for such info much. I was looking for this particular info for a very long time. Thank you and best of luck.
100 vg e liquid Um lugar bom para cozinhar | Nina Horta – Folha de S.Paulo – Blogs
e cigarette liquid Um lugar bom para cozinhar | Nina Horta – Folha de S.Paulo – Blogs
vapor cigarettes Um lugar bom para cozinhar | Nina Horta – Folha de S.Paulo – Blogs
vaping liquid Um lugar bom para cozinhar | Nina Horta – Folha de S.Paulo – Blogs
how to make e cig juice Um lugar bom para cozinhar | Nina Horta – Folha de S.Paulo – Blogs
e juice Um lugar bom para cozinhar | Nina Horta – Folha de S.Paulo – Blogs
free e cig Um lugar bom para cozinhar | Nina Horta – Folha de S.Paulo – Blogs
e-cigs safe Um lugar bom para cozinhar | Nina Horta – Folha de S.Paulo – Blogs
ecig Um lugar bom para cozinhar | Nina Horta – Folha de S.Paulo – Blogs
organic e liquid Um lugar bom para cozinhar | Nina Horta – Folha de S.Paulo – Blogs
Hibiscus must be used as an ornamental flowerbed specimen, a foundation seed around homes, or as being a dense hedge along any sidewalk..
Vende não, Nina. Vendi minha casa de praia e o arrependimento ameaça me matar.