Ler e contar; depois, cozinhar
15/01/14 00:02Acho que eu estava errada. No fim do ano, balanço feito, fiquei com comichões de culpa. Muito desperdício, muita coisa impensada gerando uma baixíssima produtividade. (Sem esquecer das amáveis exceções). Relendo todos os posts que estão no blog, mais desabafos do que posts, vejo que só reclamo da nossa baixa produtividade, principalmente no setor que trabalho, que é o de bufês.
Mas, vejo, espantada, que jamais reclamei que um cozinheiro não sabe fazer risoto. Só reclamo de não terem brilho nos olhos, de não quererem ir para frente, de se interessarem pouco pela profissão e de terem um esquema mais rígido do que são suas obrigações. O cozinheiro jamais lavará uma panela que é serviço da lavadeira. Parecem todos criados numa riquíssima corte persa.
No entanto, esqueçam de tudo que eu disse. O verdadeiro problema para todos os males não está em não saber cozinhar. Longe disso. Quem sabe ler e escrever, e tem quem ensine, aprende rapidamente uma profissão, se gosta dela. É que falta a todos, da telefonista ao guarda da porta e ao patrão que frequentou o que se chamaria de uma boa escola, conhecimentos básicos para qualquer trabalho. E o problema que noto na produtividade não está ligado diretamente à profissão. É que ninguém sabe ler, escrever ou fazer contas.
Acho que o principal problema é a má escola, que quando ensina a ler não ensina a entender o que se leu. A interpretação de texto para todos, do andar de baixo e do andar de cima, é um calvário. O mundo mudou, e o modo de ensinar continua cada vez mais chato, mais obsoleto, mais inacreditável. Me respondam de verdade. Quando se quer falar bem de uma escola, em qualquer mídia, o que é que vemos? Crianças plantando cenouras. Chega de horta, minha gente. Quantas cenouras precisaremos no Brasil? Já para dentro aprender a ler.
Chega do assunto único que é a sustentabilidade. Vamos sustentar primeiro a cabeça dos professores e dos alunos e eles chegarão sozinhos a esses conceitos. Parece que os professores, os comunicadores, acharam um assunto para sempre. Não conseguem falar em outra coisa. Ora, que acabemos com o mico-branco e que se salvem as crianças brasileiras. (Não responderei a e-mails malcriados, tudo é mais nuançado, mas o espaço é pequeno.)
Tudo isso não tem nada a ver com cozinha? Só tem. Uma afirmação que faço é que a leitura pode ser a chave. Falta muito para que o computador se estabeleça como ferramenta imprescindível para o trabalho do professor e do aluno.
Então é isso, não é preciso ter muitas escolas de culinária. Primeiro, vamos aprender a ler e escrever, prestar atenção no plano de educação de nosso candidato e, se tudo estiver falhando, comecemos com um projeto pequeno, dentro da nossa cozinha mesmo. Receitas escritas, resumidas, sendo desenvolvidas aos poucos, leitura de uma revista semanal de culinária, com comentários depois. Listas a serem conferidas. Ordens. Se ninguém alfabetiza, por que não experimentamos nós? Ler, escrever e contar. O resto vem depois, com certeza.
Nice post. I find out something much more challenging on unique blogs everyday. It is going to generally be stimulating to read content from other writers and practice a bit some thing from their store. I’d prefer to make use of some with the content on my weblog whether or not you don’t mind. Natually I’ll give you a link on your web weblog. Thanks for sharing.
cheapest jordans
When I originally commented I clicked the -Notify me when new comments are added- checkbox and now each time a comment is added I get four emails with the identical comment. Is there any way you possibly can get rid of me from that service? Thanks!
cheap replica watches
Louis Vuitton outlet accommodate appropriately!!!
I like your website peace dialect right much,can I on my website reprint your article?
excellent issues altogether, you just gained a new reader. What might you suggest about your post that you made some days ago? Any sure?
??????? ????? ?????
[url=http://goo.gl/pSHhgI]??????? ????? ?????[/url]
Keep up the wonderful piece of work, I read few content on this site and I think that your weblog is real interesting and holds lots of great info .
?????
[url=http://goo.gl/SNWQuj]?????[/url]
Como e bom ler sua coluna! Tb sou apaixonada por cozinha e tb por livros e artigos de comida e sei da importância de ter uma boa leitura. Pena q nossos governantes n pensem assim….este Pais será sim sustentável na burrice e ignorância.
Lindo texto.
A leitura é mesmo o começo de tudo: é através dela que se compreende o mundo e se toma consciência de si.
O resto é consequência.
Great, thanks for sharing this blog article.Thanks Again. Really Cool.