Bacalhau de pós-Natal
25/12/13 03:00Para nossa família, o 25 é pós-Natal, dia de as crianças pegarem os presentes na árvore e dos adultos terem um sono terrível de quem dormiu tarde e madrugou.
Ressaca, mas ressaca de emoções, de excesso de coisas ditas e não ditas, pensadas e não pensadas, das vividas e não vividas, das saudades disfarçadas, do cansaço, da preguiça, da família, dos amigos, da vontade de ficar dormindo até muito tarde, de tomar só sucos e refrescos, de se enfiar num casulo sem pensar em felicidade ou tristezas.
Ouvir lá fora um barulho que vem de longe, de crianças aprendendo a andar no primeiro velocípede, ralando o joelho, a bicicleta anil, as bonecas gêmeas, Janete e Isabel.
Uma família de Natais felizes, caprichados, boa comida, convidados engraçados, aquele livro ganho uma vez, “Anna Karenina”, e foram dois dias de se mudar para outro mundo, viver com ela, morrer com ela, numa exaustão.
Uma visão de muitos perfumes, sabonetes, meias, camisas, panos de prato com a borda de crochê, ou aquelas toalhinhas de banheiro bordadas e escovas de cabelo, e blusas de verão, uma caixa de marrons, uns cadernos de folhas com pauta, um lápis de grafite escuro, uma caneta de ponta grossa, momentos de pensar num futuro feliz. Nada como um bom caderno, bonito, e canetas e lápis que escrevam nele com força delicada, deixando as marcas novas.
O dia de Natal é um dia bom. Bom para não fazer nada, para pensar devagar, para comer os famosos restos do peru. A sopa feita com os ossos. Não aqui no Brasil, com o calorão, mesmo que caia uma chuvinha própria do dia seguinte ao Natal.
Sempre uma vontade enorme de ter sido agraciado com uma fé adulta e forte que soubesse conversar com Deus e com Maria, e agora com o Menino, cara a cara, como adultos, não com aquela vozinha de criança moldada pelas freiras que provavelmente também conversavam com Ele como noivas meninas.
No meio de todas as filosofadas, vai se desenvolvendo miúdo, a princípio, um interesse pela geladeira, quase impensável horas atrás. Gula? Nem pensar, é o dia de Natal, saímos dele reforçados pelo contato com toda a família, avós, filhos e netos e perdidos na noite escura.
O bacalhau? Hum… É, realmente o que melhor aguenta o dia seguinte é o bacalhau que se aprofunda, cria complexidades, as batatas se entendem melhor com o peixe, se fundem com ele, o azeite lubrifica tudo, o tomate vai perdendo a acidez, o colágeno se desgruda e fecha os nossos lábios. Mas, frio, assim? Bacalhau é um prato que se come frio como a vingança?
Não, não é. É um inocente resto natalino, esperando no fundo da panela, com seu coscorão de pão queimado. É simplesmente a melhor comida do Natal, traz junto até os tataravós portugueses, os bigodes, os poetas, os boêmios.
Sozinhos, ali, diante da posta fria, podemos pensar na paz entre os homens, na igualdade entre os homens, ali, na hora quietíssima do bacalhau frio, sem testemunhas, sem livros, sem patins, sem bicicletas, sem bolas coloridas e renas e muita neve.
Nada como bacalhau frio para enfrentar a realidade pequena e dar força ao futuro.
Comentários
Publicidade
Publicidade
Pingback: amazon kindle fire
I really like your writing style, excellent information, thanks for putting up :D. “Let every man mind his own business.” by Miguel de Cervantes.
?????? ? http://www.neganote.net/snow????????-japan-5.html
I cannot thank you enough for the blog post. Really Cool.
I think this is a real great post. Much obliged.
I really enjoy the article.Much thanks again.
Hey, thanks for the article.Much thanks again. Really Great.
I really liked your blog article. Fantastic.
Thanks again for the blog post.Really thank you! Want more.
Very interesting info!Perfect just what I was looking for!
??????? http://www.fairhk.com/????????-japan-14.html
My partner and I stumbled over here by a different page and thought I should check things out. I like what I see so now i’m following you. Look forward to looking over your web page repeatedly.
net-report.net http://www.net-report.net/
Pingback: take a look
I have not checked in here for a while as I thought it was getting boring, but the last several posts are great quality so I guess I’ll add you back to my daily bloglist. You deserve it friend 🙂
??? ???????? http://www.sbcfl.com/vans????????-japan-8.html
Thanks for helping out, great info. “Hope is the denial of reality.” by Margaret Weis.
?????? ?????? http://www.webkiller.org/????????-japan-5.html
I’ve recently started a blog, the info you offer on this web site has helped me tremendously. Thanks for all of your time & work. “The achievements of an organization are the results of the combined effort of each individual.” by Vince Lombardi.
?????? http://www.patiorooms.biz/
Thanks for sharing excellent informations. Your web site is so cool. I’m impressed by the details that you’ve on this site. It reveals how nicely you perceive this subject. Bookmarked this web page, will come back for extra articles. You, my pal, ROCK! I found just the information I already searched everywhere and simply could not come across. What a perfect web site.
??? ?? http://www.xslby.com