Natal Pauvre Chic
21/12/13 21:14Leio os jornais, os cadernos de comida e dou risada por dentro. Que enorme poder de adaptação tem o ser humano. A grana diminuiu para todo ou quase todos e muito para o setor de alimentação. Proibimos o foie gras e a comida de botequim passa a ser a comida da hora. Uma coisa que nem é muito consciente. Quem não tem cão caça com gato.
Tal buffet importantíssimo está fazendo comida congelada, o outro pôs mesinhas na calçada, o cozinheiros das fumaças sugere no fim de ano um arroz de tico-tico.
É muito chato ficar pobre, vamos enrolar a pobreza em glamour. Renascem a empadinha e a coxinha e o serviço delivery com comida caseira.
Recebi um cartão da Cecília Cunha a banqueteira de comidas tailandesas que está fundando a Eatsy, um delivery também. Li o bilhete que me mandou que dizia assim: “divirta-se com esses pacotinhos!” E pensei com meus botões. Não, não foi nem com meus botões, foi alto na frente de todo mundo.
“Nessa época de Natal todos enlouquecem, até a Cecilia. Me divertir com que saquinhos?” Fui de uma a um do buffet contando a história, e ontem me telefonaram e por acaso e me contaram que um cara altão, bonitão e lerdo como um caracol recebeu os saquinhos e com sua conhecida rapidez e desenvoltura e tacou no freezer sem contar nada. Com se eu pudesse adivinhar. E cada coisa que recebo, que eu saiba, não são coisas que ganho pelos meus belos olhos, mas para experimentar e dizer o que acho. Principalmente alguma coisa vinda da Cecilia, uma mulher importante no segmento Festas.
E estou em casa, doente, com dor de garganta, e nem vi os pacotinhos da Cecilia. Eles aguentam algum tempo? Cecilia querida, se segunda feira estiverem bons, conto para todos em alto e bom tom.
E mesmo doente, em casa, com a garganta inflamada de um lado só, nunca vi isso, e com febre fico pensando num Natal e Ano Novo que caibam no nosso bolso em matéria de comidas. No fundo do meu coração sempre achei que a belezura do prato, o estranho, o novo fazem diferença. (O enfeite, um enorme arranjo de folhas roubadas não se sabe de onde, até de sua pobre calçada esburacada.)
Uma mesona com velas e um monte de pobrezas vintage, que por poder do Natal se tornam chiquérrimas e gostosas. Vejam, tudo que caiu de moda e está voltando com fanfarras.
Minha neta que mora em Londres estava aqui e no dia da viagem de volta passou numa feirinha de comidas na Benedito Calixto e trouxe, para experimentação, para nós duas, vários ovos empanados. Gente, ovo empanado não era o uó de petisco da periferia? POIS NÃO É MAIS. Experimentamos todos os ovos. Scotch eggs na Inglaterra.Cada um com um disfarce criativo. Antes de empanar o cozinheiro passa no ovo uma comidinha qualquer, como linguiça moída, quibe, pesto e vai por aí, ficando gostoso tudo serve.
E fizemos uma refeição divertida e conversamos conversa de avó e neta sozinhas o que é diferente de conversa de avó com pai, irmãos e todo o resto misturado.
E me contou que adora Londres, mas que o povo é diferente do brasileiro, muito menos acolhedor, pelo menos superficialmente.
E ela também chegou à conclusão que aqui no Brasil ela era a pessoa diferente. Nem de muito abraços nem beijos , nem “querida!” Diz que não gosta de conversar abobrinhas então não conversa. Quando está sozinha, (com a avó, por exemplo, solta os cachorros e a franga também.) Fala pelos cotovelos.
Ela é formada naquele curso de Relações Internacionais. Acho o currículo fascinante, mas todos que acabam e se formam nele se transformam em cozinheiros e nunca mais se lembram da droga do curso.
Em Londres ela já passou por garçonete e que tais, e agora vai fazer um curso de cozinha mas só para aprender ,não vai ser cozinheira, não, não está nos planos, só que adora comida, adora ingredientes, sabe de todos, experimenta de tudo. Foi até o Noma, de mochila, e quando chegou de volta lembrava de cada prato…
Sei não, Dona Laureca, acho que em breve teremos uma dona de restaurante aqui em São Paulo, muito disciplinada e sabida. E Laura, é uma das poucas profissões que nós, que gostamos de dormir de dia e trabalhar à noite, podemos enfrentar de olho arregalado na madrugada e sem rastejar na culpa que todos os que acordam cedo nos inculcam. Gentem, então quem vai trabalhar à noite para os outros se divertirem? Nós.
Muitas vezes e quão muitas vezes tenho gente no buffet que não quer trabalhar aos domingos, aos sábados, à noite, em feriados? E foi escolher de trabalhar em buffet? Escolheu errado, so sorry. O Leon Cakoff, da Mostra internacional de cinema, dizia para os que queriam trabalhar com ele.
Prestem atenção….pois é na hora de todos estarem se divertindo é que nos calha trabalhar. Como os outros se divertiriam nos feriados e em outros dias de folia se não fôssemos nós?
Querem ver coisas baratas para servir no Natal? Essa tirei do Gramercy Tavern, do Danny Meyer. Para que um enorme bolo, um enorme quindim, a torta da tia?
De sobremesa um copo de sundae, que pode ter um fundinho de chocolate granulado. Soltas no copão umas pipoquinhas de chocolate,( comprei uma caixinha na Claudia Landman), uma bola de sorvete de milho,(repararam no capricho, tem pipoca doce e o sorvete é de milho) algumas cerejas, umas seis, também aparecendo através do cristal do copo, pronto, o que se aguenta mais? Quero mandar a foto, mas não sei mandar, alguém bem cheio de paciência pode me ensinar?
Coisinhas na mesa para todos se divertirem balatinhas, balatinhas mas com uma vela espetada, um ramos de alecrim, sabe-se lá o quê, contanto que fique diferente dos outros dias da semana.
Vasilha de bazergan da Julie – É uma salada turca, de grãos muito saborosa
.Um hommus, e com o grão de bico comprado de lata, se a preguiça é muita. Ainda no campo salgado um guacamole, batatinhas em picles, umas berinjelas bem temperadas
Uma salada Waldorf, por que não. Ficou tão fora de moda que voltou, é o novo preto.
E uns legumes crus com uma panelinha que é a bagna caôda, todos vão se divertir em torno da panelinha com um legume na mão, pronto a ser mergulhado no banho quente.. Sabe o que significa bagna calda? Acho que é! um banho quente! Que se passa nos legumes, sem contar que vai um pouco de anchovas boas.
O patê da Adelaide que é gostosíssimo mas tem como ingredientes o fígado de galinha e manteiga e tatará tororó de especiaria. Posso mandar para vcs qualquer receita dessas mas nada que não se ache numa boa antologia de receitas.
E as coisas doces?
E as rabanadas?
E tem umas trufas deliciosas de chocolate que não vão ao fogo e é só tirar da geladeira na hora de comer e se parecem mesmo com trufas de verdade, sem formato, incríveis.,
Uma compota de frutas quentes, não precisa ter em casa todas as frutas do mundo, é comprar o que chega para o número de pessoas que tem. Olhem ou o que o Alain Chapel me ensinou. Na hora da sobremesa você corre até a cozinha e usa uma pera para cada comensal. Peras doces, descascadas, cortadas em 8 e só passadas n manteiga bem quente, um cheiro , uma sabor da infância do próprio Chapel.
Um marzipan que por incrível que pareça é fake é o mais gostoso de todos .E dura. Pode fazer com antecedência
O problema com o Natal é que precisa ter algo icônico para lembrar que é Natal. Por que não ter só isso na mesa? Nas festas não dá muito para variar. Quem quer uma lebre provençal, um faisão do terreiro, uma terrine de casca grossa? Ninguém. Aproveitem para fazer o costumeiro, aquele que não dá sustos, só conforta. Todo mundo tem em casa uma tradição dessas, o peru, o tender, o pernil de porco. Compre um ícone desses de quem adora cozinhar e e ganha seu rico dinheiro com isso.Encomende. As saladinhas e petiscos você faz. Estou conversando aqui, não com grandes cozinheiros, mas com pessoas normais que querem juntar a família para um Natal e o tempo é escasso.
And that is a good idea Dave, as what we call the Golden Rule, do unto others as you would have them do unto you, is straight from the Bible. It is a good measure for all to use, whether Christian or not, and the world would be a much better place for all of us, if we all did that.
cheap ugg tall classic 5229 chestnut boots sale http://www.kihpc.org/images/xrh_corespaconsulting.html
love him, especially his hard ballbelly shape. yum
cheap ugg josette 1003174 chestnut boots sale http://www.lightexpansion.com/images/xrh_spacelabonline.html
best way to get backlinks and how we can get maximum benefits of backlinks from other sites, plz tell me what should be seo off page strategies after google penguin update.
north face denali fleece jackets black green http://www.doubleshotboston.com/images/xrh_besttnfclearance.html
A friend of mine advised this site. And yes. it has some useful pieces of info and I enjoyed scaning it. Therefore i could love to drop you a quick note to express my thank. Take care
cheap ugg tall fox fur 5815 chestnut boots sale http://www.devondopfelfitness.com/images/xrh_spacelabonline.html
Stop “making money” from money without producing anything except ‘value? papers’.
the north face mens 3 in 1 gore tex xcr jacket jake blue http://www.kneadingbodyspa.com/images/xrh_avraboshotels.html
Pingback: real estate Australia
Damn what Nas song is this?!?!?!?
cheap ugg lynnea ii 1001793 black boots sale http://www.qbcenter.com/images/xrh_corespaconsulting.html
Pingback: hikoplertuiom
Estamos sim, Nina ficando mais pobres. Concordo.
Mas, graças as suas cronicas, mais ricos espiritualmente.
Espero que esteja melhor da sua dor de garganta.
Nina. Estamos sim ficando mais pobres materialmente. Mas, mais ricos espiritualmente com as suas cronicas. VIVA A
NINA HORTA!!
Nina, adoro o q vc escreve, me lembra o Guimarães Rosa, dá gosto de ler…
Concordo demais : adoro o jeito que a Nina escreve.