Atala erótico
20/11/13 13:39Só não comprei o livro do Alex Atala na Amazon porque achei ridículo, afinal o cara é nosso, tudo nele é nosso, queria ir na livraria daqui, ler aqui, pagar com reais, sair com ele embrulhado na mão. (E teria feito uma grande bobagem se comprasse fora, pois achei que a edição era bilíngue, no mesmo livro, e não é; o que está aqui na minha mão é em português, inteiro. E a editora Melhoramentos me mandou de presente o “D.O.M. – Redescobrindo Ingredientes Brasileiros”.)
Me deu uma vontade de rir ao pensar num estrangeiro pegando o livro, sem acesso aos nossos ingredientes. Porque nós pegamos livros assim o tempo todo. Comidas coreanas, de Burma, de Trás-os-Montes, e ficamos lá quebrando a cabeça. Aquele primeiro livro do Noma, valha-me Deus, nem uma couvinha tronchuda.
E todos vão ter interesse em comprar por ser do Atala. Nós mesmos, até outro dia, não conhecíamos priprioca, nem maçã do coco, nem formigas, nem batatas-árias. Agora, já conhecemos só de cumprimentar batendo o chapéu, barretadas, por influência desses abnegados catadores de matinhos e matões, desses pesquisadores sérios que querem trazer à mesa o que se come aqui, dos nossos rios, dos nossos grotões. O povo que cresce perto dos ingredientes desconhecidos para a maioria nem leva em conta. Come e pronto. É novidade para nós, os “voyeurs” das mesas alheias, os que chamam de gourmets. Bem feito. Estamos dando o troco com o livro do Alex.
Os estrangeiros nos mandam aves estranhas, rebatemos com uma formiga. Ah, tem filé no sul dos Estados Unidos? Temos bacuri e pequi. Dá lá, toma cá. Ele escreveu o que quis, sem intenção de exaurir o assunto. Despretensioso, até. Lindas fotos de apresentação da “cosa nostra”.
Acho erótico esse livro dele e todos os outros de cozinheiros excepcionais dessa geração. As fotos e os textos não querem nos mandar para o fogão, ter função útil. Estão em torno do prazer em si mesmo, exigem delicadeza, um certo conhecimento, uma invenção, um ritual e, especialmente, a beleza, a imaginação, o desejo. Alguém se alimenta do palmito desfiado com pó de pipoca? Não. São diferenças pensadas por alguém, descobertas que transformam o cotidiano em beleza e variedade e gostosura, podem mesmo ser até chamadas de eróticas, que tal? Mais um adjetivo para usarmos quando formos a um bom restaurante. “Esse risoto de caramujo marinho com tangerina foi bom para você também?”
Uma erotização da linguagem culinária? A essas alturas não estou falando mais do livro, mas da cozinha do Atala. Pois se não for uma aproximação do sagrado, uma busca de essência, a comida desses novos cozinheiros não quer dizer nada. Ela não flui como um rio de águas claras, não se faz entender à primeira vista, não tem elos que a explicam, não é fácil: ora é gel, ora é balão, desfaz-se em lago, levanta-se em torre, vira espuma. É poesia. Poética, fico com “poética”.
O livro deu umas paradas por mercados, prédios, cenas de pesca, o profano, diríamos. Ou melhor, ao mundo dos livros de presente de fim de ano de banco. Mas a vida é assim, tem erotismo, poesia e tem horas prosaicas demais. Na mesma vida, no mesmo livro.
Thanks for the blog post.Really looking forward to read more.
Thanks so much for the post.Really looking forward to read more. Much obliged.
I am so grateful for your article.Really thank you! Want more.
Im thankful for the blog post.Really looking forward to read more.
Really informative article post.Much thanks again. Really Great.
I really like and appreciate your article.Thanks Again. Really Great.
Im grateful for the article.Thanks Again. Great.
Great, thanks for sharing this blog article. Keep writing.
Awesome article post.Thanks Again. Will read on…
Major thankies for the article. Cool.
wow, awesome blog article. Fantastic.
Thanks for sharing, this is a fantastic post.Really looking forward to read more.
I appreciate you sharing this article post.Thanks Again. Cool.
Appreciate you sharing, great article.Thanks Again. Great.
Appreciate you sharing, great article.Really looking forward to read more. Keep writing.
Im obliged for the article post. Will read on…
Really informative blog post.Thanks Again.
I’d like to send this letter by alexporn
I dont get why girls and guys think going down on the girl is nasty now. I think the best-tasting shit on the planet is pussy.
I think this is a real great blog.Thanks Again.
Im obliged for the article post.Much thanks again. Fantastic.
I cannot thank you enough for the post.Much thanks again. Keep writing.
I think this is a real great article post.Much thanks again. Will read on…
Very neat blog.Really looking forward to read more. Cool.
I really liked your article.Much thanks again. Keep writing.
Im obliged for the blog article.Much thanks again. Great.
Very informative blog post. Will read on…
Enjoyed every bit of your blog.Much thanks again. Awesome.
Looking forward to reading more. Great blog post.Really thank you! Great.
Really informative blog article.Really thank you! Awesome.
Great blog.Really thank you! Keep writing.