Mercados e mercadinhos
16/10/13 03:00Acho que todos na vida já passaram por mudanças de casa, de bairro, de cidade, de país. E com as viravoltas que a vida dá temos de nos acostumar a comprar comida em lugares diferentes. Pouco mudei de casa. Mas, com dois anos de casada, fui para o Rio de Janeiro e tive que deixar, nos anos 60, as ricas feiras de São Paulo pelas feirinhas do Rio. E vocês não podem imaginar a diferença. O Rio de Janeiro custou muito a ter comida para vender, comida fresca, verduras, frutas, era um inferno. (Hoje tem até o Marcos Palmeira com sua fazenda orgânica!)
A feirinha, ali, junto da Aires Saldanha era até divertida. Eu, acostumada, andava puxando o carrinho de feira e tinha que fazer a mesma compra três vezes, pois os moleques esvaziavam o carro quantas vezes eu o enchesse.
Mas tinha coisas divertidas, uma quantidade de frutas-do-conde, de pinhas, pequenininhas e estourando de doces. E sempre um gringo na esquina, já meio bebum, comendo caqui duro e cortando pedaços com uma faca e oferecendo aos que passavam. Um camarão lixo (sete-barbas) que se comprava de balaiada, terrível de descascar, o ideal era fritá-lo com casca e tudo, e não tinha coisa melhor.
Vi no YouTube a poetisa Sylvia Plath falando sobre a Inglaterra. Ela dizia, entre outras coisas, que havia adorado a ideia de morar no campo e ao mesmo tempo a uma hora de Londres, e o que a fascinava totalmente era o açougue.
Acostumada com corredores brilhantes, músicas de elevador, peitos de frango anódinos embrulhados em plástico, não acreditou quando foi comprar umas costeletas de porco. O quê? Com a sensibilidade exagerada dela, até se desequilibrou. Um porco inteiro enorme, dependurado, meio porco, um terço de porco, sangue, faca, e o açougueiro lá, pronto a ir intuitivamente para o exato lugar onde estava a costela que ela queria! Que gênio!
Aos poucos, foi se acostumando até ela própria saber onde estaria a parte que queria fazer naquele dia. Cozinhava bem a poetisa.
Em Paraty não são muito de mercados nem de mercadinhos. Em compensação, o peixe que se pode levar quando se encontra um barco cercado de gaivotas é inacreditável. Faz-se um nó na ponta da canga, que se transforma numa sacola, e o fundo de rede cheio de criaturas esquisitas e camarões pequenos vira um caldo ou um pirão inigualável de bom.
E aquele lugar que não tem nada, fim do mundo no Brasil, vendinha ressecada, farinha e feijão, saquinhos de plástico com salgadinhos, biscoitos recheados e aquele picolé feito lá, embrulhado lá, cor de framboesa, que você vai chupando, chupando a cor e ele se torna branco e a boca vermelha, aquele, confessem, é o sorvete mais refrescante que existe.
Em Manaus passa uma charrete de madrugada com cheiros-verdes orvalhados. Às seis da manhã já murcharam.
E tem outra historia da Sylvia Plath, a mesma que se encantou com os porcos e com a singularidade dos ingleses. Hospedou-se numa casa, observou tudo e, na hora de dormir, a dona da casa ofereceu bolsas de água quente ou gatos, pois não tinha nem bolsas nem gatos suficientes para todos. A poetisa escolheu o gato.
This is one awesome blog.Really thank you! Awesome.
FYSIK6 Very informative blog.Much thanks again. Really Great.
2jjawc Wow, great blog article.Really thank you! Much obliged.
iTxwit Great, thanks for sharing this article post. Fantastic.
What’s the exchange rate for euros? http://biaxinonline.soup.io biaxin discount Never actively listens Rarely actively listens Ocassionally actively Usually actively Always actively
Aw9zgG Thanks so much for the blog post.Much thanks again. Really Great.
It’s serious http://britscene.com/tinidazole/ buy tinidazole 2. Describe and participate in the medication use cycle from the prescriber-patient
X0EgVT Im grateful for the blog post.Thanks Again. Keep writing.
I’ve got a part-time job women
randonsam if you want to rate the men’s bodies im sure you oould find a nice gay site that will let you do that. meanwhile we’ll all be here looking at pussy.
Major thankies for the blog. Awesome.
I really like and appreciate your article.Really looking forward to read more. Will read on…
Hello good day http://amitriptyline.lacoctelera.net amitriptyline price without insurance Review ASHPs website on Drug Shortages
Really enjoyed this article post.Much thanks again. Great.
I quite like cooking http://britscene.com/stromectol/ cheap ivermectin Medication Usage Reviews/Evaluations (MTM)
8WDsGf I am so grateful for your post.Really thank you! Want more.
N3d075 Im grateful for the post.Really thank you! Really Great.
WCbopq I appreciate you sharing this post.Thanks Again. Want more.
9LHoSk Thank you ever so for you blog.Really looking forward to read more. Keep writing.
Through friends http://s3.excoboard.com/abilify/102989/1096237 abilify tablets 2mg 22. Utilize information technology to perform drug use evaluation by searching,
eQRF4n Im obliged for the article.Thanks Again.
BPudBF I really like and appreciate your article post. Keep writing.
RUq3UI Really appreciate you sharing this blog post.Really looking forward to read more. Really Cool.
ksaXXr Very informative blog article.Really looking forward to read more.
I’d like to apply for this job http://www.calgarycarguy.com/car-pics/ sildenafil citrate 50mg 07= Drug Benefit (used for Medicare Approved
Im thankful for the article.Really looking forward to read more. Want more.
Thanks for the blog. Much obliged.
I’ve just started at http://duloxetine.imagekind.com buy duloxetine no prescription conditions of the Pharmaceutical Schedule as summarised in the table below:
The manager http://www.geovert.com/Geovert-OHSAS18001.html order quetiapine online therapy, adverse effects, reviewed/approved by
Could you ask him to call me? iyottube
rose is just about the sexiest asian porn star in the biz … behind tera patrick and mika tan of course
Pleased to meet you http://tadacip.xtgem.com tadacip by cipla place in areas where confidentiality can be maintained (i.e. not in cafeteria/elevator/etc.)