Mercados e mercadinhos
16/10/13 03:00Acho que todos na vida já passaram por mudanças de casa, de bairro, de cidade, de país. E com as viravoltas que a vida dá temos de nos acostumar a comprar comida em lugares diferentes. Pouco mudei de casa. Mas, com dois anos de casada, fui para o Rio de Janeiro e tive que deixar, nos anos 60, as ricas feiras de São Paulo pelas feirinhas do Rio. E vocês não podem imaginar a diferença. O Rio de Janeiro custou muito a ter comida para vender, comida fresca, verduras, frutas, era um inferno. (Hoje tem até o Marcos Palmeira com sua fazenda orgânica!)
A feirinha, ali, junto da Aires Saldanha era até divertida. Eu, acostumada, andava puxando o carrinho de feira e tinha que fazer a mesma compra três vezes, pois os moleques esvaziavam o carro quantas vezes eu o enchesse.
Mas tinha coisas divertidas, uma quantidade de frutas-do-conde, de pinhas, pequenininhas e estourando de doces. E sempre um gringo na esquina, já meio bebum, comendo caqui duro e cortando pedaços com uma faca e oferecendo aos que passavam. Um camarão lixo (sete-barbas) que se comprava de balaiada, terrível de descascar, o ideal era fritá-lo com casca e tudo, e não tinha coisa melhor.
Vi no YouTube a poetisa Sylvia Plath falando sobre a Inglaterra. Ela dizia, entre outras coisas, que havia adorado a ideia de morar no campo e ao mesmo tempo a uma hora de Londres, e o que a fascinava totalmente era o açougue.
Acostumada com corredores brilhantes, músicas de elevador, peitos de frango anódinos embrulhados em plástico, não acreditou quando foi comprar umas costeletas de porco. O quê? Com a sensibilidade exagerada dela, até se desequilibrou. Um porco inteiro enorme, dependurado, meio porco, um terço de porco, sangue, faca, e o açougueiro lá, pronto a ir intuitivamente para o exato lugar onde estava a costela que ela queria! Que gênio!
Aos poucos, foi se acostumando até ela própria saber onde estaria a parte que queria fazer naquele dia. Cozinhava bem a poetisa.
Em Paraty não são muito de mercados nem de mercadinhos. Em compensação, o peixe que se pode levar quando se encontra um barco cercado de gaivotas é inacreditável. Faz-se um nó na ponta da canga, que se transforma numa sacola, e o fundo de rede cheio de criaturas esquisitas e camarões pequenos vira um caldo ou um pirão inigualável de bom.
E aquele lugar que não tem nada, fim do mundo no Brasil, vendinha ressecada, farinha e feijão, saquinhos de plástico com salgadinhos, biscoitos recheados e aquele picolé feito lá, embrulhado lá, cor de framboesa, que você vai chupando, chupando a cor e ele se torna branco e a boca vermelha, aquele, confessem, é o sorvete mais refrescante que existe.
Em Manaus passa uma charrete de madrugada com cheiros-verdes orvalhados. Às seis da manhã já murcharam.
E tem outra historia da Sylvia Plath, a mesma que se encantou com os porcos e com a singularidade dos ingleses. Hospedou-se numa casa, observou tudo e, na hora de dormir, a dona da casa ofereceu bolsas de água quente ou gatos, pois não tinha nem bolsas nem gatos suficientes para todos. A poetisa escolheu o gato.
Muchos Gracias for your blog article.Much thanks again. Really Cool.
I truly appreciate this blog article. Will read on…
Appreciate you sharing, great article post.Really thank you! Much obliged.
Can I call you back? http://vertest.com.au/index.php/employment rogaine receding hairline treatment TO: CITY PHARMACY DATE: 2007-08-06
ucV7xq Really appreciate you sharing this post. Want more.
The United States http://desyrelonline.beeplog.de desyrel 150 mg tablet speed of zooming operation becomes faster. (Double
Really appreciate you sharing this article post.Thanks Again. Keep writing.
What do you study? http://www.supercondensadores.com/about/ generic for robaxin procedures involving a risk of exposure to blood borne pathogens or other potentially infectious
8GPb3K Major thanks for the blog.Really looking forward to read more.
IEhl3q Very neat article post.Really looking forward to read more. Really Great.
DkQOyx Major thankies for the blog article.Really thank you! Much obliged.
TsLjTD Im obliged for the blog article.Really thank you! Want more.
We’ll need to take up references avanafil online This total does not include transactions fees or deposit information. We recommend that you compare this report with a
I’m in my first year at university culiar
she sexy and she got a big ass shawty a dime and he got a big dick dat i can suck.
I went to http://www.wcg.pe/proventil/ buy albuterol tablets UT, P & C and DUR processing.
Im grateful for the article.Thanks Again.
Really appreciate you sharing this blog article.Much thanks again. Great.
odBeue Fantastic blog article.Much thanks again. Awesome.
Special Delivery tadacip uk Demonstrates motivation towards self improvement through performance of
This is the job description http://britscene.com/priligy/ buy dapoxetine uk are well grounded in basic medical knowledge and general practice. AMPATHâs current
Really informative blog post.Really thank you! Will read on…
I value the blog article.Really thank you! Awesome.
Rseb0o Thanks so much for the article post.
Very informative post. Great.
faPJ2d Really appreciate you sharing this blog article.Much thanks again. Really Cool.
sDcv5m Awesome blog post.Really thank you! Much obliged.
Will I be paid weekly or monthly? http://www.wcg.pe/prevacid/ lansoprazole 15 mg funded by Indiana Universityâs Division of General Internal Medicine and Geriatrics and
Great article post.Thanks Again. Want more.
KCFs8c Thank you for your blog post.Really looking forward to read more. Much obliged.
6RJldC Thanks so much for the article post.Thanks Again. Keep writing.