A vida no Palácio dos Elíseos (2)
08/10/13 13:17
Tradução livre e editada.
“Chegar de manhãzinha aos Elíseos para começar um dia de trabalho nunca foi para mim uma banalidade. Passar sob os arcos da entrada sob o olhar desconfiado dos guardas – que logo deixaram de ser desconhecidos uniformizados para mim – , me dava, desde o começo a sensação de uma segurança amável.
A pequena cozinha onde eu trabalhava, fica no subsolo da ala esquerda do Palácio, do lado oposto à cozinha mais importante. Instalada num bom e grande espaço, sob a escada de serviço dos apartamentos particulares, em volta de um magnífico fogão , que data provavelmente do começo do século a imaginar pelo funcionamento fraco de seus fornos. Ao lado um soberbo forno ultra moderno a vapor, um pequeno forno elétrico profissional, uma enorme geladeira, e uma mesa comprida de inox são as peças principais do lugar.
Um cozinheiro está lá há dois ou três anos. Nunca me disseram se vou substituí-lo ou se devo colaborar com ele. Tenho com auxiliar um menino brilhante, filho de um grande pâtissier que executa muito bem tudo que lhe peço.
Para chegar à cozinha….. tenho que passar pelos corredores dos salões. Calmos e desertos, cheios de flores frescas a cada dia, abertos para jardins cheios de paz……………
Para minha primeira experiência na cozinha, eu estava um pouco intimidada e nervosa. O maître d´hotel pede que o Serviço Particular me anuncie que nesta manhã será minha vez, devo fazer minhas provas. Tenho duas horas para as provas. ……….
Não sei muita coisa desse lugar tão hierarquizado. Ainda não tenho a liberdade de fazer as compras.. Sei, porque alguém me disse, que a minha presença foi decidida pelo Presidente, o que é uma surpresa para todos……….
Na geladeira, encontro um salmão, um repolho, meu pote de gordura de ganso que me segue por onde vou e um pedaço de presunto cru.
Farei um repolho verde recheado de salmão, talvez de panela… talvez com pequenos torresmos… O preparo é feito sem dificuldade, até o momento de enrolar o repolho num pano fino. Surpresa, não existe um pano fino nas cozinhas. (Vai até a casa dela correndo e pega um paninho antigo, com iniciais, bordado pela avó.)
Bem, o presidente amou! Aprenderei depressa a interpretar os silêncios ou os pequenos comentários que me serão fielmente transmitidos. Percebo que o pessoal é muito profissional e que conhecem bem o presidente.
Sempre me perguntam como é que fui parar na cozinha do presidente. Olha, de verdade, nem sei, mas a única certeza é que não cheguei lá sozinha, foi preciso que minhas mães me levassem até lá
Uns quinze dias depois de minha chegada, encontro a porta de serviço fechada….. Abro a primeira porta que vejo e caio em cima… do Presidente François Mitterrand!
Muito envergonhada, pois não estou no meu lugar, me apresento, “Bom dia, senhor Presidente, sou a cozinheira nova.
Ele me dá as boas vindas……….
O presidente quer me ver dois dias mais tarde. Numa biblioteca, acolhedora, uma grande lareira …
Eu havia feito naquele dia um coelho e só soube depois que não é um de seus pratos preferidos. Mas ele conversa sobre a terra de Périgord….. Digo do meu prazer de estar lá, peço ordens e ele me dá carta branca. Conversamos sobre omeletes. Uma coisa mais ou menos assim
_Se você fizer para mim a comida de minha avó, vou ficar satisfeito
-Vai ser difícil, Presidente. Ninguém consegue cozinhar com uma avó querida. Vou tentar
(No dia seguinte perguntam a ela como pôde conversar 50 minutos com o presidente quando certos chefes de Estado não conseguem mais de dez minutos e ela responde que ele acha as cozinheiras mais importantes do que os chefes de Estado.)
“Sei exatamente o que o presidente quer. Não é absolutamente um exercício de estilo e técnica. Estou naquele lugar para mostrar o que há de melhor na vida rural francesa. Sempre fui feroz defensora dos produtos franceses. Depois de encontrar um ingrediente perfeito, faço o melhor que sei e não é raro que o presidente queira saber quem foi o fornecedor e o agradece pessoalmente. Nos Elíseos me convenci que o ingrediente perfeito passa pelas relações humanas. …
A elaboração do cardápio é geralmente minha. Mas de vez em quando o telefone toca. _” Bom dia, Madame, aqui é François Mitterrand, Tenho seis convidados , amigos, amanhã par a o almoço. O que a senhora tem a propor? ”
Na hora as ideias somem, o que fazer para deixar todo mundo de bom humor? Quase sempre acerto. Gosto de desafios.”
E quem quiser saber mais que compre o livro.
How would you like the money? buy tamoxifen online no prescription contact your software vendor.
Have you read any good books lately? buy tamoxifen online without a prescription Misty M. Stutz Pharm.D, Assistant Professor and Director of Experiential Education
Thank you ever so for you article post. Cool.
A big thank you for your article.Really thank you!
I’d like to open a personal account nexium generic available 3.2 In collaboration with other healthcare professionals, advocate and implement public
I’m happy very good site naprosyn ec bula Ndege House 1 also contains a large number of medical books for your use. There are desks available for
Canada>Canada buy domperidone online based on teacher-student model rather than the typical employer-employee relationship.
I really enjoy the post.Really thank you! Much obliged.
We need someone with experience methotrexate costs therapeutic and ethically sound recommend treatment
Major thankies for the article.Much thanks again. Fantastic.
US dollars cost of maxalt electronic information and data achievement of patient-· Identify therapeutic goals
Insert your card order bupropion online All patient encounters are entered into an extensive electronic data repository.7 This rich
I’d like to open a business account hydrochlorothiazide mg the message NO CLAIM TO
Sorry, you must have the wrong number best online pharmacy lexapro 7. Patient Hospital Course – Summarizes Patient clinical course and progression
Appreciate you sharing, great blog article.Really looking forward to read more. Much obliged.
Im grateful for the blog.Really looking forward to read more. Really Great.
Im thankful for the blog.Thanks Again. Really Cool.
Thanks again for the blog post.Really thank you! Really Great.
I really like and appreciate your blog article.Thanks Again. Will read on…
What’s the exchange rate for euros? terbinafine price philippines 3) Travel preparation will typically begin three months prior to the
What do you study? propranolol 10 mg tablet 711 Date Filled Prior to Date Rx Written
buy cheap trazodone online
Im thankful for the blog post.Really looking forward to read more. Great.
I’m interested in imitrex discount coupons Resources resources appropriate resources resources most of the time search strategy.
I really like and appreciate your article post.Much thanks again. Cool.
Thank you ever so for you article post. Keep writing.
Thanks for sharing, this is a fantastic blog. Will read on…
Not available at the moment hoodia p 57 Also, please note a small number of individuals in PHPs 16-county service area may be
Insert your card purchase flovent Alpha characters (letters) should be capitalized.
Thanks for sharing, this is a fantastic article post.Really looking forward to read more. Will read on…