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Nina Horta

Perfil Nina Horta é empresária, escritora e colunista de gastronomia da Folha

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Ramen 3

Por Nina Horta
16/06/13 20:03

O ramen não teria se tornado um símbolo da cozinha nacional japonesa se
não fosse a mídia moderna que ajudou a criar uma cozinha nacional .
Na virada do século continuavam aparecendo os macarrões com molho ,
com carne, com molho de soja para uma clientela que crescia.

Essas lojas serviam os chineses do Japão  e trabalhadores de fábricas ao redor.
Com o tempo as revistas e jornais começaram a mapear os pratos locais  e a
fantasiá-los como representantes da nação. As cidades queriam promover
turismo. No começo cada lugarzinho comia aquilo que plantava, que vinha comendo
há séculos e não havia uniformidade.  Os consumidores, estrangeiros e domésticos
queriam comida e comida nutritiva, mas também gostosa.  Seriam necessários mais
alguns anos para que o mercado do ramen se formasse. O Japão enriquecia, comia carne, óleos e legumes do mundo inteiro. Os pobres urbanos criavam uma demanda pública de comida saudável e nutritiva. O ramen estava na esquina. Quase chegando.
No começo do século 20  o Japão ainda tinha fome, não só de poder como de boa comida.

Depois que o Japão derrotou a Rússia na guerra de 1904-1905, indianos,
especialmente os que queriam se libertar da Inglaterra correram para o Japão.

O revolucionário Rash Betari Rose havia procurado abrigo no Japão depois
da Primeira Guerra. Além de revolucionário ele precisava ganhar a vida e inventou um monte de arroz na tigela com um picante molho de curry por cima. Houve um boom de curry nos anos 20, acompanhando também o aumento de popularidade da cozinha chinesa.

Apareceu o Ajinomoto, uma história comprida e bonita. Já falei muito nela, depois voltamos.

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