Continuando com o macarrão japonês...
15/05/13 12:19Bom, vou continuar com o macarrão japonês, pois mesmo que não seja o interesse do momento do leitor, fica gravado aqui para consulta.
“No Japão o lamen não é só comida é uma iluminação gastronômica”, é o que diz Barak Kushner especializado no assunto. Ele descreve a sua visita a uma cidadezinha japonesa onde resolveu comer num restaurante de ramen, como dizem os japoneses. Na entrada você já compra sua senha, ou melhor, encomenda o seu prato de ramen. E lá dentro cada lugar era fechado por uma cortina que te impedia de ver muito bem o vizinho do lado e também a cozinha. O garçon vem e faz você escolher por escrito o que quer: macio, médio ou duro. Base: salgada, miso e soja.
Depois que o pedido chegou, ele comeu e sobrou um pouquinho de macarrão. Podia pedir mais um pouco de macarrão para chupar aquele resto de sopa. Para isso apertava um botão vermelho.
O Japão contemporâneo boia numa tigela de ramen. Você pode comprar guias pela internet que te avisam dos ramen, e seus sabores que mudam nas suas casas preferidas. Pelo celular explicam o trem, a estrada que te levará àquele ramen, naquele dia que você está morto de desejo. Acho que não temos o equivalente aqui no Brasil em matéria de comida, um equivalente ao ramen que é quase uma experiência religiosa.
Quem assistiu Tampopo? Tem um japonês mais velho ensinando a um rapazinho motorista de caminhão como comer a sua tigela inteira. É muito bonito. Ele conversa com as carnes, empurra para o lado a carne de porco, uns centímetros, e pede desculpas dizendo que voltará a ela rapidamente…Aliás, se nos interessamos pelo assunto é preciso assistir Tampopo que é a procura obsessiva do melhor ramen, no Japão.
Mas como foi que uma comida chinesa se transformou num produto japonês? Numa das comidas mais populares do Japão?
É um processo que dura séculos e é outra história que fica para breve.
Pingback: click here
O filme tem varias cenas memoráveis mas esta em particular da omelete…
http://youtu.be/a-GFimGcYJw
Nina ,
bom dia !!!
na minha opnião Tampopo talvez seja o melhor filme já feito sobre comida …com todo o respeito ao Festa de Babette e outros do tipo …rsrsr
um abraço carinhoso de um leitor “das antigas”
Pedro Rui