O tempo passa mas na raça eu chego lá. Ou, É aqui nessa praça que tudo vai ter que pintar.
24/12/12 15:06Regozijemos-nos, os ainda vivos.
Nesse ano que passou quase todos fizeram setenta anos, e os outros morreram. Muitos sobreviveram ao fim do mundo que não findou.
O Oriente Médio quase ficou sem pedras de tantas que foram lançadas de cá para lá como se não houvesse divertimento maior. Parece que não podem passar sem essa brincadeira de matança. Até as crianças se escondem atrás de muros e toca pedra. Desconfio que a guerra seja o prazer dos homens.
Anunciou-se a morte do livro e jamais lemos tanto sobre livros. Jamais!
Avenida Brasil espantou os males, apesar das crises por todos os lados..
O assunto Comida cresceu, cresceu e tomou conta de tudo. Conseguimos assistir no mesmo dia a dez programas de chefs, onde não se vê realmente o que se cozinha, mas quem compete melhor.
Desconfio que em vez de ficarmos cada dia mais ligados à terra, ao cultivo de hortas, vamos tampar o fogão e comer fora. Não dá mais tempo, precisamos ler e assistir os programas de TV sobre comida, a que horas vamos cozinhar? Não estou fazendo graça, essa história de hortas comunitárias, de hortas em colégios, não sei não. A que horas as crianças vão aprender a ler, para futuramente lerem os cadernos de comida, se a horta é uma coisa que demanda cuidados diários e bastante conhecimento empírico? Por que o meu coentro não cresce? Por que a sálvia morre imediatamente? Que bichinhos horríveis são esses que comeram a couve? Para que uma horta sobreviva às intempéries e outros processos normais da natureza precisa de um técnico agricultor ao lado de cada horta escolar. Ou não vai durar mais que uma semana de seca ou de chuvas.
Adoramos restaurantes, que cada dia fiquem mais baratos e que os chefs se esmerem em seus oferecimentos. Estaremos de olho na TV, ou na revistas, ou nos livros, ou nos guias, prontos a parabenizá-los contanto que não tenhamos que lavar a louça em casa. Vade retro, pia cheia de pratos.
Em vez de inventarem novos joguinhos e distrações poderiam começar a inventar umas geringonças que nos ajudassem na cozinha e na limpeza da casa. Móveis e geladeira e fogões completamente auto limpantes que trocassem mensagens conosco pelo facebook. “Acabei de fazer uma sopa de cogumelos para você. A que horas devo esquentá-la?”
A tendência dos restaurantes será dar liberdade ao cliente, que pode entrar lá quase de pijama, e pedir uma comida reconfortante ao qual já está acostumado, sempre no mesmo padrão. Uma massa bem feita, num prato fundo, um copo de vinho, uma fruta quente na sobremesa. As pessoas à sua volta meio que se repetem, mas não há necessidade de saudá-las afetadamente com um “querida!” só um aceno de cabeça vai dizer. “Estou contente que você também tenha vindo, veja a cara do meu bife a milanesa e pode comer a mesma coisa porque está seco e macio.”
Esse medo de estar sozinho que nos permeia... é bom pensar nisso com bastante afinco. Há algum mal intrínseco na sozinhez? Quem está sadiamente sozinho (sem arquitetar uma assalto ao trem pagador ou ao cinema da esquina) é porque quer, há tantas e tantas oportunidades no mundo de hoje para se beber junto, comer junto, dormir junto. Deixemos os sozinhos em paz, nada de bullying, acho que se pode amar a humanidade inteira deitado na sua cama com os pés para cima. Já não trabalhamos o dia inteiro cercados de gente, de gente amiga, de gente de quem se precisa ficar amigo, de gente no trânsito, de gente nos aeroportos? É saber a hora de se recatar, se resgatar, se encontrar para agüentar a quantidade de amigos que o mundo de hoje oferece.
Mentira que o mundo virtual esteja separando, ocultando as pessoas. Mentira. Sabemos mais de tudo, de todos através dos novos meios de comunicação. Por que escrever é pior que telefonar? Não será um preconceito? A escrita é uma voz como qualquer outra. Não acredito que achem que a internet está piorando a escrita, quantas provas tenho de quase analfabetos começando a se comunicar por escrito, que importam os erros de ortografia, (que são proporcionalmente poucos), é assim, comunicando que se aprende a escrever. Ela te manda um felis natal e anonovo e vc só responde com outro feliz Natal e pronto, o outro lado já aprendeu, sem professor e sem nota.
Vamos lá, cada um que invente a sua tendência e vamos remando!!!Mete o cotovelo e vai abrindo caminho, pega o meu cabelo pra não se perder e terminar sozinho.
Caetano, 70
I just want to mention I’m beginner to weblog and seriously loved you’re website. Almost certainly I’m going to bookmark your blog post . You definitely come with great posts. With thanks for sharing with us your web-site.
etqcjcjm
Thank you for the good writeup. It in truth was once a enjoyment account it. Glance advanced to far delivered agreeable from you! By the way, how could we keep in touch?
Nina, ótimo texto como sempre. Parabéns! Você consegue se expressar como se estivessemos na sala conversando com uma amiga de longa data. Adoooro!
Agora sobre essa questão do mundo virtual, ele até pode não estar nos separando, mas está tornando tudo insuportavelmente superficial. De que adianta aquelas listas imensas de amigos no facebooks, orkuts e afins se na vida real as pessoas se importam cada vez menos umas com as outras, se os verdadeiros amigos, aqueles que vc realmente pode contar pra valer nessa vida, parece que se tornaram artigos em extinção.
Acho que desaprendemos um pouco como conquistar e principalmente manter as amizades.
E essa tendencia está cada vez pior, já que os adolescentes e crianças de hj são tão individualistas e parecem não gostar mais de brincar de verdade, estão sempre presos aos seus computadores e celulares como zumbis. Acho isso bem triste, porque bate papo nenhum pela internet vai substituir a experiencia de brincar de esconde-esconde com os vizinhos da sua rua.
I found your blog website on google and check several of your early posts. Continue to keep up the really very good operate. I just extra up your RSS feed to my MSN News Reader. Looking for forward to reading much more from you later on!?
株式会社ファンデリーは一人でも多くのお客様に健康で楽しい食生活を提案することを通じて、豊かな未来社会に貢献することを目指し2000年に設立されましたファンデリーは日本初である栄養士が直接お客様の自宅まで健康食をお届けする宅配サービス(カウンセリングデリバリー)を行っている企業です。
Hey there, just became alerted to your blog through Google, and found that it’s truly informative. I will be grateful if you continue this in future. Many people will be benefited from your writing. Cheers!
Nina, adoro esse seu jeito coloquial de escrever! É como se estivéssemos lado a lado (tem ou não tem hífen??) trocando ideias sobre os assuntos mais variados… Aproveito e lhe desejo um Feliz Natal e que 2013 traga a você e aos seus caros somente coisas boas e muita paz.
Que legal esse teu texto, Nina! É sempre um prazer te ler! Vou compartilhar já já! Pisc! Beijaço no coeuração!
Ótimo Texto, Top D+
Ótimo texto, TP D+…