É O AMORRRRRRRRR....... (MANI e D.O.M)
03/10/12 17:10Fui convidada para ir ao Manioca, mas não sabia bem o que aconteceria lá. Afinal era um jantar oferecido para a rede de amigos da Helena Rizzo e do Alex Atalla. Amigos-clientes, amigos-amigos, amigos-fornecedores, amigos-imprensa. Só que todo mundo amigo, mesmo, gente que torce por eles e por quem eles torcem.
Foi muito bom, uma gentileza difícil de ser retribuída. Na saída brindes de sacolas de palha com alfaces, endívias, explodindo em verde fresco e mais e mais….
O cardápio para 100 pessoas era dos restaurantes deles, o D.O.M e o Mani. Aquelas minúsculas surpresas extremamente trabalhadas e bem sucedidas. Quem diria que jabuticaba daria uma sopinha gelada salgada, quase etérea, rosada, com o gosto que mais gosto no mundo?
E sou tão boba que comi um desfiado de costela de boi com um osso buco por fora. Depois que comi a carne fiquei mexendo com o osso, eu sabia que ainda havia alguma coisinha de comer naquele osso… Claro que não era osso nenhum, era uma mandioca cortada como um osso, com cor de osso, com cara de osso, deliciosa. A tal de mandioca de ouro, nova, de um dos fornecedores.
Vou contar o menu, mas já falei sobre os dois (Atala e Helena) aqui mesmo. Nunca falo do Daniel, grande cozinheiro por trás de uma grande mulher, pois ele detesta sair da cozinha. Faz bem. “Déjame tranquilo” diz ele.
Menu
Cestinha com
Pão de milho, lascas de polvilho, coalhada seca, requeijão, queijo de cabra com pimenta-rosa, manteiga.
Sopa fria de jaboticabas
Chibé vegetariano harmonizado com Champagne Perrier Jouët Grand Brut.(Uma delícia, mas é por essas e por outras que os foodies são ridicularizados. Pensemos num dia de calor absurdo. O índio mergulha a cuia na água sombreada, muito fresca e limpa. Depois mistura com um pouco da sua melhor farinha. Mata a sede e a fome, a farinha cresce no estômago, a água refresca. Já pensaram esse chibé harmonizado com champagne Perrie Jouët? Ah, somos muito doidos, mesmo)
Ovo perfecto com espuma de pupunha
Arroz com cabeça de garoupa harmonizado com Chablis Forgeot 2011- Borgogne, França.
Costela de boi com mandioca ouro e consomê de banana, harmonizado com Rosso Altesino, 2009, Toscana, Itália.
, Pudim de queijo da Serra da Canastra com doce de leite cru sequilho de araruta e sorbet de goiaba. harmonizados com Magie d´Automne, 2010 Château Moulin Caresse Sud-Ouest
ENDEREÇOS
Viva, está chegando a hora em que todos partilharão as suas receitas, seus fornecedores, suas técnicas. Não quero morrer antes disso! Vamos a alguns colaboradores do Atala e do Daniel Redondo e da Helena Rizzo.
Fazenda Cachoeirinha-coalhada seca-
Monica Rosales Caprilin 11 99 18 52 121
Fazenda da Toca – ovos, frutas, e laticínios
19 35 75 12 11
Sitio Pedra Grande-queijo de cabra-
-queijo de cabra- Nelson Areco 11 9962 47 248
Fazenda Pedra Prata – jabuticabas
Marcos Soares 11 97155 30 78
Fazenda Agrossera – queijo Serra da Canastra –
João Carlos Leite 037 88 29 00 76
Fazenda Bom Sucesso-araruta
Pedro Augusto Borges Comi 71 9913 55 354
Fazenda do Seu Luiz – hortaliças-
Luiz Yano 11 996015995
E ainda por cima nos aconselharam um livro chamado “Firms of Endearment,” How World Class Companies Profit from Passion and Purpose
Autores:
Rajendra S. Sisodia
David B Wolfe
Jageish N Sheth
Tem na Amazon e pode ser baixado no IPAD
Excerto:
(Líderes de negócios, como exemplos de liderança consciente)
Esses executivos tendo uma visão de serviço que engloba todos os parceiros: clientes, empregados, fornecedores, sócios, as comunidades nas quais operam e é claro, os investidores……..
As firmas de Endearment (não sei como traduzir) Líderes que crescem e fazem crescer a firma ao inspirar amor pela visão deles, pelo modo em que trabalham que não visa só o lucro mas o bem estar da sociedade. Cooperação.
Fiquei pensando nas firmas que me inspiram amor e vontade de cooperar com elas.
Amazon, livraria Cultura, Casa Santa Luzia,Google,Wikipedia, e há uns dez anos fui às casas Bahia e juro que adorei o atendimento. Em algum estágio da vida adorei a Maria Bonita, roupas., Ebay, bom, agora não me lembro mais, ando anti consumista.
Nina querida, explique o que é um chibé vegetariano, por favor! O jantar deve ter sido maravilhoso; ouvi falar muito bem dos ovos e dos pãezinhos da Helena. O que percebi, também, é que els praticam uma cozinha autoral, com os ingredientes bem frescos. Obrigada,
Katia