Galinhadas
01/08/12 00:16Tenho usado muito o nome do Atala. Gosto dele, não é para elogiar nem criticar. Uso como o nome de todos os cozinheiros em um só, entenderam? O Atala quer dizer, O BOM COZINHEIRO.
A galinhada do Atala se parece com o modo pelo qual minha mãe servia seu franguinho ensopado. O frango era mais puro, sem cebola, sem tomate, só o caldinho dele conseguido a duras penas, pingando água, pingando água, até que o frango não tivesse mais nada para soltar. A receita era mais ou menos a seguinte.
Limpar um frango. Limpar cerca de 15 quiabos tirando as duas pontas. Enxugar um a um com pano bem seco e cortar em rodelas finas . Separar.Colocar em uma panela um pouco de óleo e deixar esquentar muito bem. Depois de quente colocar o frango cortado nas juntas, em pedaços grandes. com a parte da pele para baixo.
Deve caber comodamente em uma só camada, na panela. Depois de dourado de um lado, dourar do ouro sem mexer demais. Polvilha-se por cima um pouco de urucum. A água dos dois copos era colocada em três vezes. Da primeira vez esperava-se a panela chiar. Ficavam os resíduos. Colocava-se água outra vez até pegar no fundo e chiar de novo. Outra vez a água para recolher o grudado da panela. Isso é que dava o gosto e formava o caldo. Salgava-se. Nem alho, nem cebola, nem tomate.
O puro frango. Se fosse preciso um pouco mais de água, tudo bem, e tampava-se a panela. Quando cozido tirava-se a gordura que subia, com uma colher e colocava-se o quiabo, tomando cuidado para não amolecer muito, tinha que ficar al dente. Na hora de servir polvilhava-se com salsinha.
O puro frango. Se fosse preciso um pouco mais de água, tudo bem, e tampava-se a panela. Quando cozido tirava-se a gordura que subia, com uma colher e colocava-se o quiabo, tomando cuidado para não amolecer muito, tinha que ficar al dente. Na hora de servir polvilhava-se com salsinha.
Depois, servido com quiabos refogados, bem verdes, e angu. Angu não é polenta. Ou melhor angu é uma polenta sem sal. O Atala trocou o angu por um pirão. Está certo, a maioria das pessoas vai gostar mais de um pirão do que um angu com o qual não está acostumada.
Galinhada de Alex Atala – Mais Você – Ana Maria Braga – 14/05/2012
- 1 galinha caipira separada pelas juntas e cortada em pedaços pequenos
- Salmoura
- 2 litros de água
- ½ kg de sal grosso
- 20 g de folhas de manjericão
- 1 cebola cortada em 4 partes
- 3 folhas de louro
- 2 dentes de alho inteiros
- Marinada
- 5 dentes de alho picados
- 2 cebolas médias cortada em cubos
- 4 tomates cortados em cubos
- 1 pimenta-de-cheiro picada
- 100 g de coentro picado
- 50 g de salsinha picada
- 50 g de folhas de manjericão
- 10 folhas de hortelã
- 1 folha de louro
- 200 ml de óleo de canola
- 50 g de colorau
- sal e pimenta-do-reino branca moída a gosto
Modo de Preparar
Salmoura
- Numa tigela coloque 1 galinha caipira separada pelas juntas e cortada em pedaços pequenos, 2 litros de água, ½ kg de sal grosso, 20 g de folhas de manjericão, 1 cebola cortada em 4 partes, 3 folhas de louro e 2 dentes de alho inteiros misture.
- Deixe na geladeira por 24 h.
- Retire o os pedaços da galinha caipira da salmoura e lave em água corrente.
Marinada
- Transfira os pedaços de galinha caipira para uma tigela adicione 5 dentes de alho picados, 2 cebolas médias cortada em cubos, 4 tomates cortados em cubos, 1 pimenta-de-cheiro picada, 100 g de coentro picado, 50 g de salsinha picada, 50 g de folhas de manjericão, 10 folhas de hortelã e 1 folha de louro.
- Leve na geladeira por 24h.
- Retire os pedaços de galinha caipira da marinada.
- Coe a marinada e reserve os temperos e o caldo.
- Numa panela com 200 ml de óleo de canola coloque os pedaços de galinha caipira e refogue bem até dourar.
- Retire os pedaços de galinha caipira da panela e adicione os temperos da marinada (reservada acima) e refogue.
- Acrescente o caldo da marinada (reservada acima), os pedaços de galinha caipira (já dourados), 50 g de colorau e cubra com água.
- Deixe cozinhar em fogo baixo com a panela tampada por +/- 3 h ou até a galinha ficar macia.
Dicas
- Se precisar adicione mais água.
- Tempere com sal e pimenta-do-reino branca moída a gosto e sirva em seguida acompanhado de arroz com pequi, farofa e quiabo refogado.
Bom Nina,
em Minas galinhada é um prato de frango com arroz e inclusive o que dá o tom ao prato é justamente a cebola bem frita e queimadinha.
Oh trem bom!
Abraço
Ana