Hoje é dia de chá
12/05/12 10:54A cliente pede um brunch. Geralmente quem quer uma mistura de café da manhã com almoço leve imagina que sendo uma refeição informal, não necessitando de ingredientes caros vai ficar mais em conta. Como as noivas que pedem um casamento na roça, na praia, bem simplezinho, de pé no chão. Só ter que levar os fogões e a comida e o adoçante já fica mais caro que o casamento aqui na Nossa Senhora do Brasil.
Tudo bem, cada um com seu sonho. E o brunch que realmente não deveria encarecer nada tem a louça e detalhes que um simples almoço não tem. Xícaras de café, de chá, copos de suco, taças para champagne, canecas para chocolate quente, bules, chaleiras, e gracinhas e mais gracinhas.
Primeiro que brasileiro não é muito acostumado com chá das cinco, então é preciso ter sucos e café.
Mas, mesmo supondo que vai ser chá inglês, mesmo, a infinidade de detalhes é de assustar, apesar do resultado ser uma beleza. Haja pote, potinho, louça misturada, flores, peneiras, pratinhos, colheres pratos de bolo, e mais isso e mais aquilo. São coisas importantíssimas para que se crie o espírito da ocasião.
Vejamos o que os ingleses chamam de apetrechos para um pequeno chá:
Bandeja de prata ou madeira, ou carrinho de chá.Toalha bordada à mão ou adamascada ou com uma frescura qualquer. Bule de chá sobre um tripé. Os bules de louça são preferíveis aos de metal e seria bom que tivessem coador interno, no bico. É interessante ter bules de vários tamanhos, que sejam convenientes para um certo número de xícaras de chá. Uma jarrinha para o leite frio. Uma vasilha para restos de folhas que ficam no fundo da xícara, quando se vai repetir, e um coador de prata ou arame, junto. Um açucareiro para tabletes de açúcar com sua pinça especial. Chaleira de água quente para temperar o chá. Um abafador de bule para o chá não esfriar muito depressa. Xícaras e pires e pratinhos de bolo, de louça, de preferência. Faquinha para manteiga. Vasilhas para pedaços individuais de manteiga e potes para geléias. Se for servido um bolo inteiro, uma linda espátula para cortá-lo. Guardanapos de pano. Os de papel, só numa emergência. Pratos de três andares para bolinhos e sanduíches. Garfos, colheres e facas, pequenos.
Lembrança – O chá que é posto na xícara é geralmente muito forte. É preciso ter a chaleira de água perto, para temperá-lo, fazê-lo mais fraco. O leite deve ser integral e frio.
Querida Nina, feliz dia das mães! Você é tão dedicada a nós, seus leitores, e nos da tantas receitinhas de bem viver! Alimenta nossas almas estressadas com papos ótimos, cultos, engraçados, joviais e velhinhos, aconchegantes, antenados, enfim, ora uma coisa, ora outra outra, tudo sempre bem vindo. Bjs, katia