SOLTA A FRANGA, RITA LOBO!
11/04/12 08:45
O que virá pela frente, depois da Páscoa? O ano vai passando comandado pelas datas que começam no Ano Novo, vão andando para o Carnaval, para a Páscoa, dia das Mães, dia de Santos… É como se fossem cenouras puxando o burro. O que seria de nós sem a cenoura dos feriados para atravessarmos dia após dia? O melhor é trabalhar no feriado, mas, cozinhar nem pensar, o negócio é pedir comida pronta.
No meu bairro a oferta de deliveries é complicada. Nos dias de semana dá para pedir alguma coisa no Senzala, pelo menos a batata frita vem fresca com farofa gelada, mas o frango á passarinho é sempre esturricado.
Conseguimos que o Ritz entregasse em casa, mas ficávamos fora dos limites da entrega. Quase foi preciso fazer como a ….. do Seinfeld que mentia o endereço para conseguir uma certa sopa e se escondia em casa alheia para abrir a porta e só esticar o braço enganando o chinês da entrega.Vou me viciando na tortinha de frango, depois nos bolinhos de arroz, nas saladas, mas há uma certa variedade que não deixa enjoar.
As pizzas vêm de lugares bons, mas não tem jeito, pizza é na pizzaria, o passeio de moto não faz bem a ela nem a ninguém.
E por que a preguiça de cozinhar em casa que me acomete? Estranhamento com a cozinha. Para ter prazer em cozinhar é preciso saber onde estão as panelas das quais você mais gosta, as facas, o processador, a peneira, o abridor de lata, o ralador de queijo. E a faxineira que cozinha durante a semana odeia com toda a sua força as coisas que eu gosto. Chegou a levar a batedeira para a sala, para que não a atrapalhe. Então fico tonta, não acho nada.
A colher de pau que sempre uso sumiu, tenho que conversar com uma de plástico que não conheço, e ficar me preocupando com o esconderijo das três panelas que gosto, a funda de macarrão, a frigideira grande, o escorredor e a panela média que servem para tudo. Comprei na Hammacher Schlemmer em Nova York, a loja em que o Hannibal, aquele monstro do Silêncio dos Inocentes, comprava seus apetrechos de cozinha.
Lembro que ao chegar com elas no flat que havíamos alugado meu marido reclamou que no primeiro dia eu havia gasto o budget da viagem, mas não reclamou depois com os bifes marmorizados.
As pessoas que fazem comida rápida na TV, são as mais espertas. Simplesmente não ficam pesando nada e vão conversando com toda a naturalidade enquanto descascam um tomate e fazem o açúcar virar caramelo. São como mágicos que nos enganam direitinho enquanto executam seus truques.
Fiquei esperando chegar o dia da estréia da Rita Lobo na GNT. Como esses fãs de roqueiros que acampam deitei na cama uma hora antes para não perder nada e cansada, dormi a sono solto e acordei no programa seguinte. Agora, estou atenta desde hoje para que quinta me mostre a bela Rita fazendo prestidigitação com seus ingredientes. Vou esperar de pé, em continência. Vai ser a nossa Nigella, a nossa Martha Stewart, embrulhadas numa só.
E se der vazão á sua veia histriônica, pode vir a ser a nossa comediante mais perfeita.
Solta a franga, Rita! Assada!
com relação as pessoas que fazem comida rápida na tv, li uma crítica de um inglês mal humorado no The Guardian que dizia que a culinária rápida é propaganda enganosa! coitado! consegue não curtir o Oliver ou a Nigella!
assisti! a rita ensinando a fazer uma receita de mousse/soufflé de chocolate, receita dois em um. dá pra servir gelado, ou por no forno e assar. muito bom. mas o que me encantou foram os recipientes, todos diferentes uns dos outros, cada um mais lindo que o outro. acho que dá pra ver no site do gnt.
Nina, nunca vi a Rita cozinhando. Lembro dela anos atrás, linda, dizendo que aprendeu a manter a boa forma com a mãe, que uma vez foi à reunião dos Vigilantes do Peso e começou a cozinhar sem uma gotícula de óleo. Sempre que a vejo lembro disso. Vou ver se pego o programa ou também pego no sono…
Ah, o artigo dessa quarta foi ótimo!
Abraço, Katia
testando , aula do augusto